Exclusivo: o relatório de sustentabilidade da Caixa Geral de Depósitos

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) acabou de lançar o seu relatório de sustentabilidade relativo a 2011. De grafismo simples, inovador e com uma multiplicidade de informações relacionadas com a sustentabilidade social, económica e ambiental do grupo CGD, este é o quarto relatório que a empresa dedica à sustentabilidade.
Leia o relatório.
“Tal como nos anos anteriores, este relatório foi elaborado de modo a observar as directrizes correspondentes ao nível máximo (A+) da Global Reporting Initiative (GRI G3), incluindo o suplemento financeiro”, pode ler-se no documento.
Alguns números publicados no relatório saltam à vista: redução de 15% nas emissões globais de carbono por colaborador; redução de 4% no consumo de energia nas instalações – excluindo data center – por colaborador (kWh/FTE) ou produção de mais de 983 MWh pela central energética, durante todo o ano passado.
“Para 2012 estão previstas novas medidas nos sistemas de AVAC do edifício-sede e intervenções adicionais em cerca de 50 agências”, pode ler-se no relatório.
Neste relatório, e também pela segunda vez, a CGD publica o seu relatório de neutralidade carbónica em anexo. Este documento, o primeiro do sector financeiro nacional, é sujeito a verificação externa independente e pretende apresentar, de forma transparente, os termos de cumprimento da meta Caixa Carbono Zero.
Assim, em 2011 foram compensadas 4068 toneladas de CO2e, associadas à frota comercial, espaços Culturgest em Lisboa e no Porto e produção dos relatórios e publicações.
Pautado pela transparência e, desta vez, com a inclusão de vídeos, o relatório chega ao detalhe de contabilizar a redução de 34% no consumo de papel de fotocópia, a diminuição em 16% no consumo de envelopes e a redução de 47% no consumo de plástico sob a forma de cartões bancários.
O Green Savers está a analisar ao detalhe o relatório de sustentabilidade da CGD e publicará, nas próximas semanas, um conjunto de textos sobre as principais conclusões do documento. Fique atento.