72% dos portugueses pondera comprar produtos reutilizados na Black Friday para conseguir preços mais baixos



Nas semanas que antecedem a época de promoções mais aguardada do ano, uma pesquisa recente realizada pela Wallapop, plataforma de produtos reutilizados líder no consumo consciente e responsável, em parceria com a MuP Research, revela a “notável” abertura dos consumidores portugueses face à compra de produtos reutilizados, com 72% dos inquiridos a admitir considerar esta opção de consumo mais acessível e responsável nesta Black Friday.

Segundo a mesma fonte, quando falamos em orçamento, 37% dos cidadãos portugueses revelou estar disposto a gastar 75 euros ou mais em artigos reutilizados durante a Black Friday, particularmente com 16% a ponderar investir acima de 100€ nesta forma de consumo mais responsável. No que se refere à expectativa do gasto médio em produtos reutilizados, o mesmo situa-se por volta dos 57,5€.

De acordo com este estudo, a principal motivação que impulsiona esta tendência é a oportunidade de economizar dinheiro em comparação com a compra de produtos novos, seguido da sustentabilidade (20%).

Uma pesquisa de impacto anterior levada igualmente a cabo pela Wallapop, a propósito dos seus 10 anos de existência, transparece esta mesma realidade demonstrando que os utilizadores da aplicação conseguem poupar, em média, cerca de 44% do valor original em comparação se o mesmo produto fosse adquirido em primeira vida.

Este estudo teve como principal objetivo compreender as expectativas de consumo nesta época de descontos e as barreiras e preconceitos que ainda existem perante as compras de produtos reutilizados e, apesar de a sustentabilidade não ter sido apontada como o motor principal para a mudança de hábitos de consumo, o estudo revelou que mais de 4 em cada 10 portugueses pretende ter em consideração a sustentabilidade quando fizerem compras para a Black Friday ou para o Natal este ano.

Analisando o panorama representativo dos consumidores, este foco no aspeto sustentável do consumo revelou-se mais proeminente entre as mulheres.

Este estudo reflete uma “clara mudança na mentalidade dos consumidores portugueses no que diz respeito às compras em épocas festivas”. A preferência por produtos reutilizados está a aumentar, destacando a importância das opções acessíveis e sustentáveis para um consumo mais democrático e responsável, e, ao mesmo, a “demonstrar-se uma oportunidade-chave para aqueles que desejam transformar em dinheiro os objetos que têm esquecidos nas suas gavetas”, conclui.

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...