Puma abre primeira loja sustentável para “revolucionar espaços de retalho” (com FOTOS e VÍDEO)
A multinacional Puma abriu a sua primeira loja sustentável de sempre, tendo escolhido um subúrbio de Bangalore, na Índia, como local. Segundo o Ecouterre, a Puma está a considerar esta loja como uma “revolução no conceito de espaços de retalho”.
“É um passo pioneiro para a indústria de retalho”, explicou o CEO da empresa, Franz Koch.
Com 800 metros quadrados, a loja funciona como uma concha altamente isolada, que permite temperaturas frescas sem precisar de ar condicionado. Na verdade, os tectos rebaixados, que facilitam o efeito chaminé, e um sistema dissipador de calor subterrâneo ajudam a colocar a temperatura média nos 24ºC durante todo o ano. A loja tem ainda um telhado verde.
Mais de 90% do interior do espaço, por outro lado, é servido por luz natural. Para as restantes necessidades foi construído um sistema fotovoltaico que consegue gerar até 10,384 kWh unidades de energia por ano.
Entre os materiais utilizados pelos arquitectos destacam-se partes de velhos equipamentos electrónicos, bicicletas e DVDs. O mobiliário foi construído a partir de madeira reciclada.
Para não destoar do conjunto de todo o espaço, a Puma colocou à disposição toda a sua gama de roupas feitas com algodão orgânico, assim como a Wilderness Collection, uma linha de roupa, acessórios e sapatos feitos e produzidos a partir de materiais sustentáveis, no Quénia.