Freguesia da Estrela e Tabaqueira promoveram campanha de sensibilização ambiental para um bairro sem beatas



O lugar das beatas é no lixo e não no chão do nosso bairro! A Junta de Freguesia da Estrela associou-se à Tabaqueira para uma ação de recolha de beatas, que culminou no passado Sábado, no Jardim da Estrela.

Todos os dias, centenas de beatas de cigarros são lançadas para a rua, muitas delas acabando nos rios e nos oceanos – segundo o programa de monitorização do lixo marinho em praias nacionais da Agência Portuguesa do Ambiente, os resíduos provenientes dos cigarros estão habitualmente no TOP 3 de lixo recolhido. Nas cidades, o cenário não é diferente.

Pelo que nunca é demais alertar os cidadãos para a necessidade do correto descarte destes resíduos, nomeadamente filtros, junto do lixo indiferenciado, que pode ser incinerado.

O lugar das beatas é no lixo, não no nosso bairro!

Assim, num exercício de cidadania e educação ambiental, entre os dias 22 e 25 de novembro, a Junta de Freguesia da Estrela (JFE) associou-se à Tabaqueira, para promover uma ação de recolha de beatas em vários locais da freguesia, como o Largo de Santos, a Estação de Alcântara ou o Jardim de S. Bento. Foram montados vários cinzeiros nos jardins públicos e nos espaços de comércio, assim como distribuídos aos fumadores adultos cinzeiros portáteis que permitiram o armazenamento das beatas até o seu correto descarte , de forma responsável, no lixo.

Pretendeu-se, com esta ação, alertar para o problema que é visível aos olhos de todos, mas ao qual nem todos dão a devida importância.

Luís Newton, presidente da JFE, afirma: “Atualmente, estamos todos mais sensibilizados para as temáticas relacionadas com as alterações climáticas, mas há gestos individuais e diários que continuam a ser repetidos, sem justificação. Por isso, a importância de, no nosso bairro, consciencializarmos os nossos cidadãos para a correta deposição das pontas de cigarros. O gesto de cada um faz a diferença!”

Esta iniciativa marcou o arranque de várias ações de sensibilização e de um trabalho de proximidade conjunto com diversas juntas de freguesias nacionais e decorre no âmbito da campanha-chapéu “Portugal não é um Cinzeiro”. Promovida pela Tabaqueira esta campanha tem procurado, ao longo dos últimos anos, sensibilizar a população para a necessidade da mudança de comportamentos e do correto descarte dos resíduos provenientes dos cigarros, nomeadamente filtros. Já foram distribuídos ao abrigo destas ações cerca de 34 mil cinzeiros portáteis, sobretudo nas campanhas de limpeza que, no verão, a Tabaqueira tem vindo a organizar anualmente nas praias nacionais, de Norte a Sul do país, incluindo Açores e Madeira.

Rui Minhós, Diretor de Assuntos Institucionais da Tabaqueira, refere: “As ações de sensibilização ambiental que temos vindo a promover dirigem-se, em primeiro lugar, a todos os adultos fumadores. Contudo, acreditamos que acabam por impactar um universo bastante mais abrangente, porque, uma vez sensibilizados, tendemos a partilhar informação e melhores práticas ambientais nos nossos círculos de influência mais próximos, entre amigos e familiares.

A Estrela é a primeira junta de freguesia de Lisboa a juntar-se à nova campanha “O Meu Bairro não é um Cinzeiro”, sendo o objetivo replicar esta iniciativa pelas várias freguesias lisboetas.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...