Município de Barcelos assume compromisso para redução de gases com efeito estufa
O Município de Barcelos assumiu ontem o “Compromisso de Política de Ação Climática”, assente em oito pontos, o primeiro dos quais é contribuir para atingir as metas de redução de emissões de gases com efeito de estufa no concelho.
Em comunicado, o município acrescenta que outro ponto é a implementação de políticas que promovam uma economia verde sustentável e descarbonizada, capaz de valorizar o património e os recursos naturais do concelho.
Contribuir para a utilização e gestão sustentável e integrada de recursos hídricos, com políticas que promovam a eficiência, a reutilização e a redução do consumo de água, é um outro ponto do compromisso.
O Município de Barcelos, no distrito de Braga, propõe-se ainda promover e implementar políticas que fomentem a biodiversidade, a salvaguarda dos ecossistemas e a preservação do território, face aos fenómenos climáticos adversos.
O executivo liderado pelo social-democrata Mário Constantino Lopes vai também implementar políticas que incentivem a eficiência energética, a descarbonização dos edifícios públicos e a redução de emissões no parque automóvel municipal, bem como promover políticas de planeamento urbanístico que incentivem a eficiência energética e a resiliência das áreas urbanas a fenómenos climáticos extremos, nomeadamente a cheias, inundações e temperaturas elevadas.
Promover a educação e sensibilização da comunidade e participar em iniciativas regionais, nacionais e internacionais para compartilhar experiências e melhores práticas e contribuir para esforços globais de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, são os outros prontos do compromisso hoje assinado.
Para o presidente da Câmara de Barcelos, Mário Constantino Lopes, “a assinatura deste compromisso confirma a intenção do município de agir de forma consciente no sentido de mitigar as alterações climáticas”.
“Todos somos responsáveis para contribuir para que as metas de descarbonização estabelecidas para 2030 sejam alcançadas. Para que isso aconteça, temos de mudar consciências, atitudes e comportamentos e corrigir situações que estão a prejudicar o futuro do nosso planeta”, referiu.
O autarca vincou o “compromisso da Câmara Municipal de Barcelos em assumir as responsabilidades que lhe competem no desígnio de luta por um planeta mais limpo”.