Municípios da Grande Lisboa transferem 2,9 ME para reequilibrar Tratolixo



Os municípios de Cascais, Mafra, Oeiras e Sintra vão transferir 2,9 milhões de euros (ME) para a Tratolixo para o reequilíbrio financeiro desta empresa municipal que apresenta um resultado negativo de 1,5 ME.

A Associação de Municípios de Cascais, Mafra, Oeiras e Sintra para o Tratamento de Resíduos Sólidos, detentora da Tratolixo, solicitou a cada uma das autarquias um adiantamento de 2,9 ME “com vista a equilibrar os resultados do exercício em apreço”, segundo a proposta a que a agência Lusa teve acesso.

Sintra vai transferir quase 1,3 ME, Cascais 761 mil euros, Oeiras 506 mil euros e Mafra 348 mil euros, valores calculados em função da média anual de produção de resíduos sólidos urbanos produzidos por cada concelho.

No final de setembro, a empresa intermunicipal apresentava um resultado negativo de 1,5 ME.

Segundo o parecer dos revisores oficiais de contas, a que a Lusa teve acesso, “o aumento das taxas de juro, que só no terceiro trimestre aumentou 1,8 ME [nos gastos com o pagamento de empréstimos], tem impacto na tesouraria, diminuindo o ativo”, explicando assim o resultado líquido negativo.

A renegociação do contrato de empréstimo vigente, segundo os especialistas, permitiria diminuir os gastos com juros, contribuindo para um resultado líquido positivo de 350 mil euros.

A empresa apresentava, no final de setembro, um ativo corrente de 28,4 ME e um passivo corrente de 20,2 ME, que diminuiu 2,4 ME face a 2022.

A proposta tem estado a ser votada pelos órgãos autárquicos de cada um dos municípios.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...