Câmara de Felgueiras investe 3ME em redes de água e saneamento



A Câmara de Felgueiras consignou novos investimentos, estimados em cerca de três milhões de euros, nas áreas do saneamento básico e abastecimento de água, para executar este ano, anunciou ontem a autarquia.

Segundo aquele município do distrito do Porto, os trabalhos vão melhorar as taxas de cobertura dos serviços em cerca de 5%, por preverem a construção de 32 quilómetros de redes de água e saneamento, no âmbito de um concurso público internacional lançado em março de 2023.

No âmbito dos contratos já assinados, serão construídos cerca de 28 quilómetros de rede de saneamento e quatro de rede de abastecimento de água.

Com estas obras, mais 3.000 habitantes de Felgueiras ficarão com saneamento básico nas suas habitações e 400 com rede de água, assinala-se.

De acordo com o concurso, consultado pela agência Lusa, estão previstos trabalhos nas localidades de Vila Fria, São Jorge de Vizela, Penacova, Lixa, Unhão, Lordelo, Sendim, Friande, Aião, Refontoura, Revinhade, Regilde e Pombeiro.

Estas obras inserem-se no Plano Municipal de Saneamento 20/30, prevendo-se que até 2030 sejam investidos mais de 20 milhões de euros para o alargamento das redes de saneamento e de abastecimento de água, segundo a autarquia.

O presidente da Câmara de Felgueiras, Nuno Fonseca, citado em comunicado, refere que aquele plano, iniciado em 2020, tem contribuído para “um aumento significativo” das taxas de cobertura nas freguesias do concelho.

“No âmbito do Plano Municipal de Saneamento 20/30, a rede de saneamento chegou a mais 2.550 casas, servindo 6.350 felgueirenses”, refere.

Entretanto, de acordo com informação da autarquia, está em fase de conclusão um novo concurso público que vai abranger as freguesias onde ainda não foi possível contemplar a aplicação daquelas infraestruturas.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...