Casas em Movimento terão revestimento da Sonae Indústria
O protótipo da habitação Casas em Movimento, que representa Portugal no Solar Decathlon Europe, terá revestimento de paredes e mobiliário criado com painéis derivados de madeira da Sonae Indústria.
O projecto estará exposto na Villa Solar, em Madrid, e os visitantes poderão conhecer a habitação e suas características diferenciadoras, em particular o seu movimento de rotação, através do qual é potenciado um melhor aproveitamento da energia solar.
O revestimento de madeira das paredes é construído a partir de painéis MDF (painel de fibras de madeira) e OSB (Oriented Strand Board) produzidos pela Sonae Indústria. Juntos com a cortiça, estes materiais permitem dotar a habitação de elevada capacidade de isolamento térmico e acústico, contribuindo, simultaneamente, para a retenção de carbono, uma vez que a madeira armazena carbono ao longo de todo o seu ciclo de vida útil.
O mobiliário da casa é também produzido com painel MDF da Sonae Indústria. A adaptação da casa às várias etapas da vida dos seus habitantes, como o nascimento ou a saída de casa dos filhos, é conseguida através do conceito de construção modular com que foi concebido o projecto.
“O projecto Casas em Movimento demonstra a versatilidade dos materiais da Sonae Indústria e o seu contributo para o desenvolvimento da construção sustentável. Acreditamos que o uso destacado de produtos derivados de madeira em projectos de arquitectura inovadores constitui também uma forma de sensibilização para as capacidades construtivas, estéticas e ambientais dos materiais de base florestal, valorizando significativamente os edifícios onde estão aplicados”, explica em comunicado Pedro Figueira, director de marketing da Tafibra.
O Solar Decathlon Europe é um concurso universitário internacional que promove a arquitectura e construção sustentável e decorre de 14 a 30 de Setembro, em Madrid (Espanha).
O projecto vencedor do desafio Solar Decathlon Europe será a casa que comprove, através de várias provas realizadas para o efeito, consumir menor quantidade de recursos naturais, produzir menos resíduos ao longo do seu ciclo de vida e que recorra à energia solar como única fonte de energia.
Entre 10 e 13 de Setembro, o protótipo Casas em Movimento passará por várias cidades de Portugal e de Espanha, até chegar à Villa Solar, em Madrid, no dia 13.
Depois de Madrid o projecto Casas em Movimento passará por Guimarães, Capital Europeia da Cultura, e Braga, Capital Europeia da Juventude. Seguir-se-á a exposição permanente na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.