GNR regista 50 infrações em estabelecimentos de venda de animais e flores no Porto
A GNR registou, na semana passada, mais de 50 infrações em estabelecimentos de venda de animais e flores no concelho do Porto, anunciou esta força policial.
No decorrer de uma ação de fiscalização a 46 estabelecimentos comerciais, os militares apreenderam 27 embalagens de venenos, 25 espécimes de espécies exóticas, 10 colas e um pintassilgo (‘Carduelis carduelis’), adiantou, em comunicado.
Além destas infrações, a GNR elaborou 59 autos de contraordenação que foram enviados ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), nomeadamente por falta de licenças exóticas, de inventário, de livro de reclamações, de chip e de vacinas em animais de companhia e de marcação de ruminantes e suínos.
Comercialização de ratoeiras, colas e venenos e não encaminhamento de resíduos foram outras das situações registadas pelos militares.
Na informação, a GNR sublinhou que, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais apelando, por isso, à denúncia de situações de âmbito ambiental.
As denúncias ou esclarecimentos de dúvidas podem ser feitas através da Linha SOS Ambiente e Território – 808 200 520, recordou a GNR.