Sabia que a sua casa pode ser feita de cogumelos?



Numa fábrica que vai abrir no início de 2022, perto de Londres, vai começar a produzir o seu primeiro produto: painéis de isolamento feitos com micélio – parte vegetativa dos cogumelos que procede dos esporos e produz as frutificações.

Como o produto é biodegradável, poderá ajudar a colocar um ponto final aos aos problemas ambientais causados pelo isolamento em espuma mais usado actualmente, que recorre muitas vezes à esferovite, escreve a revista Fast Company. Mas além de ser mais amigo do ambiente, este novo material também é mais eficiente do que a concorrência actual.

“Descobrimos que o micélio, ou as redes baseadas em cogumelos, são incrivelmente parecidas com as estruturas que vemos em produtos de isolamento de plástico”, afirma o fundador e diretor de inovação da Biohm, Ehab Sayed. A equipa concluiu que o material isola melhor os edifícios do que as alternativas actuais e os testes mostraram que os painéis feitos a partir de cogumelos são tão duradouros como a espuma usada hoje em dia. No entanto, ao contrário desta, pode ser facilmente compostada no fim de vida ou então aproveitada para fazer mais painéis de isolamento.

A start-up estima uma capacidade de produção a rondar as 30 casas por mês. A Biohm espera que o aumento da produção e o aproveitamento do desperdício leve a uma redução dos custos e que os painéis se tornem mais acessíveis.



Notícias relacionadas

Comentários estão fechados.