Sustentabilidade e Inovação Tecnológica no Novo Processo de Produção da Barbot
Para superar os desafios relacionados com a contaminação bacteriana nas tintas à base de água, a Barbot colaborou com a Hygienic Pigging Systems Ltd (HPS) para implementar sistemas avançados de recuperação de produtos líquidos, divulgou em comunicado.
Segundo a mesma fonte, com esta implementação, a contaminação bacteriana foi reduzida a praticamente zero e a água utilizada como propulsante é reciclada, “contribuindo para a sustentabilidade ambiental”. O Grupo Barbot observou uma melhoria significativa na qualidade dos seus produtos, além de uma eficiência operacional aprimorada com a automação dos sistemas.
“No Grupo Barbot, a inovação é o nosso legado e o nosso futuro. Ao adotar esta nova tecnologia da HPS, não apenas superamos desafios significativos, mas também redefinimos os padrões da indústria de tintas. Esta é a nossa missão, é um testemunho do nosso compromisso com a excelência, eficiência operacional e responsabilidade ambiental”, afirma António Aguiar, Diretor Industrial.
Além da limpeza eficaz, o Pigging System oferece várias vantagens adicionais: a capacidade de evitar contaminações cruzadas entre diferentes produtos numa mesma linha, a redução de perdas de produto e a minimização de resíduos e água de limpeza. O sucesso da implementação dos sistemas de pigging da HPS “reforça a importância de tecnologias avançadas na evolução positiva dos processos de produção”, conclui a nota.