IVA a 6% nos equipamentos de ar condicionado e bombas de calor permite às famílias poupança energética
A Autoridade Tributária e Aduaneira passou a incluir os aparelhos de ar condicionado reversíveis – compra, instalação, reparação e manutenção – e as bombas de calor na taxa reduzida de IVA, 6%, avança a Daikin em comunicado.
Segundo a mesma fonte, esta medida “vai permitir às famílias portuguesas aceder, com um investimento menor, a sistemas de ar condicionado e bombas de calor para aquecimento, arrefecimento e produção de águas quentes sanitárias, conseguindo climatizar as suas casas de forma mais sustentável e eficiente, garantindo um ambiente mais confortável”.
Ao optarem por sistemas que dispensam combustíveis fósseis, as famílias portuguesas “contribuem para que o país se aproxime mais rapidamente dos países que já iniciaram há muito políticas ambiciosas, com vista à descarbonização dos sistemas de aquecimento, transição climática e eficiência energética dos edifícios, ao substituírem as caldeiras e esquentadores que operam a combustíveis fósseis por ar condicionado e bombas de calor”.
No mercado da renovação, a instalação de uma bomba de calor “é algo relativamente simples, na medida em que há a possibilidade de aproveitar praticamente toda a instalação assim como os radiadores existentes, além de que, com o mesmo equipamento produtor, é possível assegurar adicionalmente a produção de águas quentes sanitárias. Para a nova construção a simplicidade mantem-se. No entanto, e para evitar percalços, é fundamental a consulta de um técnico ou agente certificado”, conclui.