Entrevista: “Em 2023 impedimos que 43 toneladas de dispositivos se tornassem lixo eletrónico”, Bruno Borges, iServices
A iServices nasceu em 2011 e é a empresa líder do mercado nacional na reparação de telemóveis, tendo sido considerada a melhor empresa de reparação multimarca em 2023, mas é muito mais do que isso. É uma empresa especializada em recondicionamento, sendo que realizam mais de 40 testes para garantir a qualidade dos seus equipamentos.
Esta área de negócio permite que os clientes comprem dispositivos de qualidade de marcas de topo a preços acessíveis, além de contribuir para a circularidade e sustentabilidade.
Em entrevista à Green Savers, Bruno Borges, CEO da iServices fala-nos sobre as estratégias de sustentabilidade da empresa, assim como o impacto que teve o prémio, recentemente atribuido, “Escolha Sustentável 2024”.
Quais os eixos fulcrais da vossa estratégia ESG?
Fale-nos um pouco das ações que têm desenvolvido, no âmbito da sustentabilidade e da responsabilidade social.
Na iServices, a nossa abordagem à estratégia de Environment é baseada numa política de 4R’s – Reparar, Recondicionar, Reutilizar e Retomar. Quando efetuamos reparações – aquela que é a nossa principal área de atividade – não estamos apenas a consertar um equipamento, estamos a prolongar o seu tempo de vida útil, a evitar que o cliente sinta necessidade de adquirir um novo e, assim, a minimizar o impacto ambiental e a contribuir ativamente para a circularidade. Com esta estratégia, em 2023, a iServices impediu que 43 toneladas de dispositivos se tornassem lixo eletrónico, o que evitou a emissão de 17,5 mil toneladas de dióxido de carbono para a atmosfera e uma poupança de água equivalente a 12 piscinas olímpicas.
Em simultâneo, estamos comprometidos com um cuidadoso plano de gestão de resíduos, que garante que todas as peças e componentes elétricos e eletrónicos são tratados de forma ambientalmente responsável. Damos ainda prioridade ao uso de energias renováveis, sempre que possível, e encontramo-nos em fase de transição para que toda a frota de veículos da empresa seja constituída apenas por viaturas elétricas.
No que diz respeito à Responsabilidade Social, acreditamos que a equipa é a base do nosso sucesso atual e futuro. Atualmente, contamos com mais de 300 colaboradores e as nossas ambições de crescimento, transcendem a dimensão atual da iServices. No entanto, pretendemos manter sempre uma cultura organizacional muito familiar e assente em princípios de valorização contínua das nossas equipas. Na iServices, a rotatividade de funcionários é bastante baixa, porque investimos continuadamente no seu bem-estar e satisfação, procurando oferecer sempre as melhores condições de trabalho relativamente às médias do mercado.
Colocamos sempre as equipas no centro das nossas operações, dando a cada colaborador a oportunidade de serem uma voz ativa na tomada de decisões e incentivando-os a partilharem sempre os seus conhecimentos e sugestões para o desenvolvimento contínuo da empresa e do negócio. Para garantir a satisfação dos colaboradores, criámos, inclusivamente, um Departamento dedicado à Felicidade Organizacional, que trabalha para criar um ambiente positivo, acolhedor e dedicado a entender as necessidades e a solucionar as eventuais causas de desconforto. Temos ainda um forte compromisso com diversas ações de responsabilidade social que, por questões de princípio, não comunicamos externamente.
Todas as ações que realizamos nesse sentido são promovidas apenas de forma interna, pois acreditamos que, quer as entidades que apoiamos, quer os nossos colaboradores, reconhecem que o verdadeiro valor das nossas iniciativas sociais estão no facto da iServices marcar, verdadeiramente a diferença na vida de alguém, independentemente da sua divulgação e do reconhecimento público. Em relação ao Governance da iServices, operamos num sistema bastante horizontalizado, em que temos apenas três níveis de hierarquia, promovendo a transparência financeira e seguindo rigorosos códigos de ética e de gestão. Estes princípios fundamentais guiam todas as nossas decisões e garantem que operamos de forma íntegra e responsável em todas as áreas da iServices.
Foram recentemente distinguidos como “Escolha Sustentável”. De que forma veem este prémio e como pode impactar a vossa jornada futura?
Na iServices encaramos a distinção “Escolha Sustentável” como um lembrete constante do nosso compromisso e dedicação para com as causas ambientais. No entanto, para nós, o verdadeiro valor desta distinção vai além do prestígio e das consequências positivas que traz para o negócio em si, sendo principalmente uma validação do nosso compromisso contínuo com uma estratégia responsável que aposta na economia circular, desde o primeiro dia em que a empresa foi fundada, em 2011. Apesar de apreciarmos o reconhecimento público e as distinções que recebemos e que se traduzem em prémios que incrementam a nossa notoriedade, a nossa principal preocupação é sempre proporcionar a melhor experiência possível aos nossos Clientes.
Reconhecemos que os prémios são importantes e servem como uma motivação extra para mantermos os nossos elevados padrões de qualidade e excelência, quer nos serviços, quer no atendimento que prestamos em todas as nossas lojas, pois acreditamos que são esses os reais motivos que nos levam a ser distinguidos. No contexto específico da distinção como “Escolha Sustentável” temos a ambição de aprimorar ainda mais as nossas práticas e inovar de ano para ano, de forma a tornar a nossa pegada ecológica cada vez menor até podermos atingir a meta de garantir o desperdício zero em toda a nossa atividade.
Considera que as empresas do seu setor estão no caminho certo rumo à sustentabilidade? Não só ambiental, mas também financeira e social.
Sobre o caminho que as empresas do nosso setor estão a percorrer em direção à sustentabilidade ambiental, financeira e social, reconheço progressos significativos, mas também desafios que exigem atenção. O setor das reparações de equipamentos eletrónicos já é, por si só, um serviço mais sustentável, por evitar uma quantidade considerável de resíduos e desperdícios. Não posso deixar de lamentar a falta de incentivo por parte do Governo Português. Infelizmente, não encontramos em Portugal políticas diferenciadoras e motivadoras, que incentivem o mercado circular. Em outros países nos quais já estamos presentes, como é o caso da Bélgica, existem, por exemplo, a emissão de “eco cheques” para que os consumidores possam recorrer a bens e serviços garantidamente sustentáveis e fazer escolhas mais eco-conscientes.
Em França, onde estamos igualmente presentes, foi criado um incentivo direto de 25€ para quem repara o seu smartphone ou tablet. Sobre a tributação portuguesa de 23%, do IVA, consideramos injusto esta implicação financeira para os nossos clientes. Quando, em 2022, foram atualizadas as taxas de reparação de equipamentos domésticos, a Autoridade Tributária considerou os computadores, tablets e telemóveis como aparelhos com “utilização normal noutros ambiente e não aparelhos domésticos” pelo que, a reparação deste tipo de equipamento ficou de fora da taxa reduzida (6%) do IVA. Esta opção está claramente desalinhada com as diretivas europeias de incentivo à reparação de equipamentos eletrónicos.
Na iServices consideramos que esta redução ao regime do IVA seria bastante benéfica para os clientes. Da nossa parte, exploramos diariamente todas as possíveis formas de otimizarmos os nossos métodos e processos para garantir uma ação não só ambientalmente consciente, mas também financeira e socialmente responsável, para podermos garantir uma oferta de serviços de reparação de alta qualidade, com valores competitivos e sem prejuízo dos nossos clientes.