Investigadores desenvolvem um alfabeto para cachalotes
A comunicação dos cachalotes pode ser mais complexa do que se pensava, de acordo com investigadores internacionais que desenvolveram um “alfabeto fonético dos cachalotes” depois de analisarem gravações de cerca de 60 baleias diferentes.
A equipa afirma que o sistema de comunicação é muito mais complexo do que se pensava inicialmente e que os cachalotes podem combinar e modular diferentes cliques e ritmos para criar estruturas combinadas com grande capacidade de transmissão de informação, semelhante à linguagem humana.
A equipa também descobriu que a combinação e a estrutura das sequências de cliques pareciam depender do contexto de conversação dos indivíduos. Embora a função e o significado sejam ainda desconhecidos, os autores sugerem que a linguagem dos cachalotes é potencialmente capaz de representar um grande número de significados possíveis.
Segundo a mesma fonte, a comunicação é importante para os animais sociais, ajudando-os a tomar decisões em grupo e a coordenar tarefas conjuntas, como a procura de alimentos e a criação de crias.
Os cachalotes são mamíferos sociáveis que interagem entre si através de sequências de cliques. Embora se tenha demonstrado anteriormente que alguns dos seus cliques comunicam a sua identidade, pouco mais se sabe sobre o sistema de comunicação dos cachalotes.
Praytusha Sharma e colegas utilizaram dados do Dominica Sperm Whale Project, o maior repositório de dados sobre cachalotes. Analisaram gravações de cerca de 60 baleias diferentes do clã de cachalotes das Caraíbas Orientais e utilizaram-nas para definir um “alfabeto fonético de cachalotes” de combinações de cliques de gravações deste clã.
Assim, descobriram que o sistema de comunicação das baleias é mais complexo e tem uma maior capacidade de transporte de informação do que se pensava anteriormente. Verificou-se que a combinação e a estrutura das sequências de cliques produzidas dependem do contexto de conversação dos indivíduos.
Os autores também identificam uma “estrutura combinatória” na sua linguagem, em que podem combinar e modular diferentes cliques e ritmos para criar vocalizações complexas, semelhantes à linguagem humana.
Embora a função e o significado das combinações de cliques sejam ainda desconhecidos, os autores sugerem que a linguagem dos cachalotes é potencialmente capaz de representar um grande número de significados possíveis.