Publicitário cria kit de pensos rápidos que pode salvar vidas



Se as marcas se apoiam nas suas agências de publicidade para encontrarem soluções para os seus problemas de vendas, porque razão não procuramos na criatividade destas empresas uma saída para problemas de outro tipo – dos que salvam vidas, por exemplo?

Foi essa a lógica encontrada por Graham Douglas, da agência Droga5, para o seu mais recente projecto: um kit de primeiros socorros com um formulário de inscrição para um programa de doação de medula óssea. Quando alguém corta o dedo, por exemplo, e procura um penso rápido, pode simplesmente colocar algum do sangue num cotonete, colocá-lo num envelope já incluído no kit e, depois, no correio. É só isto.

Ao registar-se num banco de doadores de medula óssea, o cidadão pode salvar uma vida. “Queria tornar este projecto o mais simples possível, fazer algo bom. Acho que muitas pessoas ouvem falar da doação de medula óssea e pensam que será uma tortura, mas não é esse o caso”, explicou Douglas.

Na verdade, o criativo passou por uma situação muito delicada, que o levou a pensar neste estojo. Há dez anos, o seu irmão encontrou um doador de medula óssea por pura sorte. Agora, Douglas quer que este processo seja mais facilmente ultrapassável.

Quando pensou nesta ideia, o publicitário apresentou a ideia a várias empresas de pensos rápidos mas, sem contactos na indústria, os seus emails ficaram perdidos nas caixas de email. Um dia, uma pequena empresa respondeu-lhe: “Adorámos e vamos fazê-lo o mais rápido possível”, explicou Richard Fine, fundador da Help Remedies. Quatro meses depois o produto foi para o mercado. A publicidade, claro, foi feita por Douglas.

As embalagens da empresa vêm com 16 adesivos rápidos e um teste de compatibilidade de medula óssea. Esta acabou por ser, também, uma excelente forma para a Help Remedies – uma pequena empresa start up que aposta em soluções farmacêuticas simples – se promover.

Outra das empresas que participou no projecto foi a DKMS, fabricante de cotonetes. “O pequeno aumento dos custos [de adicionar um kit de teste], especialmente nos volumes maiores, será mais do que compensada pelo aumento do negócio no retalho e pelo interesse dos consumidores”, explicou Fine.

Agora, os responsáveis esperam registar o número suficiente de doadores para salvar cerca de 10 mil vidas. Leia toda a notícia no GOOD (em inglês).





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