A Carris fez 140 anos. Recorde as principais datas da transportadora de Lisboa (com FOTOS)



Turista ou residente na cidade, é impossível ficar indiferente à Companhia Carris de Ferro de Lisboa, que é como quem diz, à Carris, transportadora que ontem completou 140 anos.

O Menos Um Carro pesquisou as principais datas da transportadora da cidade de Lisboa – que curiosamente foi fundada no Rio de Janeiro – e publicou algumas das fotos históricas da empresa.

Veja algumas das datas mais importantes da Carris ou leia o artigo – mais completo – no Menos Um Carro. Depois das datas, reveja algumas das fotos da história da Carris.

1872

A 18 de Setembro é fundada, no Rio de Janeiro, a Companhia Carris de Ferro de Lisboa, a qual pretendia implantar na capital portuguesa um sistema de transporte do tipo americano – carruagens movidas por tracção animal e deslocando-se sobre carris.

1873

A 14 de Fevereiro, a Câmara Municipal de Lisboa aprova o trespasse para a empresa Companhia Carris de Ferro de Lisboa. A 17 de Novembro é inaugurada a primeira linha de “Americanos”. O troço aberto ao público estendia-se entre a Estação da linha Férrea do Norte e Leste (Stª. Apolónia) e o extremo Oeste do Aterro da Boa Vista (Santos).

1874

Em terrenos da velha “Quinta do Saldanha”, no Calvário, nasce a Estação de Santo Amaro, onde é iniciada a construção de cavalariças, cocheiras, oficinas e celeiros. No final deste primeiro ano de exploração, a companhia dispunha de 20.500 metros de linha assente, 54 carros e circulação e 421 cabeças de gado.

1882

A 17 de Abril é adquirida a “Quinta do Poço Caído”, onde é construída uma nova estação, que passou a designar-se do Arco do Cego, calcula-se que por extensão no nome daquela artéria.

1901

A 31 de Agosto é inaugurado o serviço de eléctricos.

1902

O Elevador do Carmo ou de Santa Justa foi inaugurado a 10 de Julho, movendo-se a vapor até Novembro de 1907, altura em que foi equipado com motores eléctricos. É o único elevador vertical de Lisboa.

1937

É iniciada a construção da Estação das Amoreiras, destinada ao serviço de carros eléctricos. Dez anos passados, as instalações são ampliadas com a edificação da estação de serviço para autocarros.

1944

A 9 de Abril, utilizando as viaturas adquiridas em 1940 para reforço do transporte de visistantes para a Exposição do Mundo Português, que se realizou em Belém, é inaugurado oficialmente o serviço de autocarros.

1947

São recebidos os primeiros autocarros de dois pisos. Portadores dos números de frota 201 e 202, entraram ao serviço no dia 22 de Junho, na carreira Praça do Chile – Encarnação.

1976

Tendo em vista a próxima desactivação da Estação das Amoreiras e a ampliação da frota de autocarros, é inaugurada a 1 de Outubro a Estação da Pontinha, destinada à recolha de autocarros, Estação de Serviço e pequenas reparações.

1990

Em finais deste ano, a Carris passa a dispor de 40 novos autocarros de tamanho mais reduzido, os chamados “médios”.

1991

Em Julho deste ano, entram ao serviço os primeiros autocarros articulados.

1993

Prosseguindo uma política de renovação e diversificação da frota de autocarros, é introduzido um novo segmento: os mini autocarros.

1999

A 12 de Janeiro é inaugurado o Museu da Carris, lugar de memórias e repositório da história da empresa.

2002

Os ascensores da lavra, da Glória e da Bica e o Elevador de Santa Justa são classificados como Monumentos nacionais.

2004

Entrada em funcionamento do novo sistema de bilhética sem contacto, com a adopção do “Lisboa Viva” para os passes e do “7 Colinas” para os bilhetes. Expansão da rede de corredores “BUS”, com o acréscimo de 11 novos corredores.

2010

A 22 de Setembro foi lançado o Carris Net Bus, projecto-piloto através do qual é disponibilizado o livre acesso à Internet a bordo de 30 veículos articulados. A 18 de Maio, o Museu da Carris passou a integrar a Rede Portuguesa de Museus.

2011

A Carris e a Auto Sueco testaram, pela primeira vez, um autocarro híbrido em Lisboa, comprovando uma redução significativa de combustível.





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