Mirtilo confirmado como remédio natural para as infeções do trato urinário



As pessoas que bebem sumo de mirtilo têm 54% menos probabilidades de desenvolver infeções do trato urinário (ITU), de acordo com um estudo conduzido por investigadores da Universidade de Bond.

Há muito que se suspeita que os mirtilos contêm compostos que ajudam a evitar que as bactérias adiram às paredes do trato urinário, reduzindo o risco de infeção.

No entanto, a eficácia do sumo de mirtilo foi confirmada pela meta-análise em rede que reuniu os resultados de 20 estudos que envolveram 3091 participantes em todo o mundo.

O investigador principal, Christian Moro, afirmou que os resultados podem ajudar a reduzir a utilização de antibióticos para tratar as infeções do trato urinário.

“Mais de metade das mulheres sofrem de infeções do trato urinário e os antibióticos são o tratamento de eleição prescrito pelos médicos”, afirmou Moro, Professor Associado de Ciências Biomédicas e Medicina, explicando que, “com o aumento da resistência aos antibióticos, é vital identificar intervenções eficazes não medicamentosas”.

“O sumo de mirtilo é uma intervenção eficaz e fácil que deve ser considerada para o tratamento das ITU”, assegurou.

O estudo, que envolveu investigadores da Universidade de Oxford e da Universidade de Helsínquia, também descobriu que o sumo de mirtilo reduziu a necessidade de antibióticos em 59% e reduziu significativamente os sintomas das pessoas com uma infeção urinária atual.

O simples facto de beber mais água ou tomar comprimidos de mirtilo também foi benéfico, embora não tanto como a combinação de mirtilo com líquidos, como no sumo.

Cerca de 50 por cento das mulheres e 20 por cento dos homens têm uma infeção urinária durante a sua vida.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...