Mega Júpiter descoberto a girar em torno de uma estrela próxima
A descoberta do exoplaneta gigante “super-Júpiter” em torno de uma estrela próxima, do tipo solar, com cerca de 3,5 mil milhões de anos, é relatada na Nature.
As observações, a partir do JWST, foram efetuadas devido a previsões anteriores de um planeta a orbitar a estrela. No entanto, as propriedades do planeta recém-descoberto diferem das análises anteriores deste sistema.
Epsilon Indi A, a apenas 3,6 parsecs de distância da Terra, é uma estrela da sequência principal (que queima hidrogénio), uma anã laranja que arde a uma temperatura ligeiramente inferior à do Sol (uma anã amarela do tipo G).
Análises anteriores desta estrela indicaram que pode albergar um planeta gigante, mas faltaram observações directas. A imagem direta de um planeta pelo JWST, relatada por Elisabeth Matthews e colegas, oferece novos conhecimentos sobre as propriedades deste sistema.
O planeta observado é extraordinariamente brilhante e frio, com uma temperatura de cerca de 275 K e uma massa mais de seis vezes superior à de Júpiter. Está atualmente localizado a uma distância projectada de 15 unidades astronómicas (au; 1 au é a distância média entre a Terra e o Sol), com um período orbital previsto de pelo menos várias décadas. As propriedades deste planeta diferem das de um ‘planeta b’ anteriormente previsto, o que levou os autores a reatribuir o nome b ao novo planeta: Eps Ind Ab.
Os dados indicam que este é provavelmente o único planeta gigante do sistema, concluem os autores