Noite das Perseidas promete observação de estrelas cadentes, constelações e da Lua
Com agosto chegam as Perseidas. Consideradas um dos mais fascinantes fenómenos do ano, caracterizam-se por uma envolvente chuva de estrelas que rasga os céus num trajeto que parece irradiar da constelação de Perseu. Dia 11 de agosto, Fajão convida-o observar as Perseidas junto ao Geoscope – Observatório Astronómico de Fajão. Uma viagem conduzida pelo astrónomo José Matos onde não faltarão estrelas cadentes, constelações e um intenso luar. O programa inclui um workshop de telescópios digitais, foi divulgado em comunicado.
Segundo a mesma fonte, diariamente, a Terra é bombardeada por poeiras vindas do espaço. Entram na atmosfera, originam meteoros ou estrelas cadentes e, na maioria das vezes, são provenientes de cometas que viajam perto do Sol e deixam um rasto poeirento atrás de si. Quando a Terra atravessa um destes rastos, durante o seu movimento de translação em redor do Sol, o pó entra na atmosfera e cria uma chuva de meteoros, fenómeno popularmente conhecido por estrelas cadentes.
Em meados de agosto é possível observar uma das fascinantes chuvas de meteoros: as Perseidas. Pela localização e condições únicas no mundo para assistir a estes fenómenos, este ano o Observatório Astronómico de Fajão preparou um evento muito especial.
Dia 11 de agosto, a aldeia vai observar as Perseidas junto ao Geoscope – Observatório Astronómico de Fajão, com o astrónomo José Matos. Desta “grande” noite fará ainda parte um workshop de telescópios digitais.
Limitada a 50 pessoas, a participação é livre, mediante uma inscrição efetuada aqui. Pode planear a sua estadia em bookinxisto.com.
PROGRAMA
15h00 – 18h00: Workshop de telescópios digitais
22h00 – 00h00: Sessão de observação guiada pelo astrónomo José Augusto Matos, no Dome.
Aldeias do Xisto – À Luz das Estrelas
A instalação do Gescope – Observatório Astronómico de Fajão aprofunda aquilo que já é a proposta de valor central do projeto Aldeias do Xisto: a imersão e o contacto com a natureza, desta feita sob a abóbada celeste, e com as comunidades locais. O projeto foca-se no usufruto do céu escuro, de estímulo à captação de novos fluxos turísticos e desenvolvimento de novos produtos, de sensibilização para a proteção da paisagem e do céu escuro e de redução da poluição luminosa.
As excelentes condições de visibilidade, transparência e escuridão do céu e ainda a prontidão e a qualidade dos serviços turísticos valeram às Aldeias do Xisto a Certificação Destino Turístico Starlight, atribuída pela Fundação Starlight em 2019 e já renovada em 2024.
O Geoscope – Observatório Astronómico de Fajão, é um projeto liderado pela ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, em co-promoção com o Município de Pampilhosa da Serra, e constitui uma âncora da estratégia Aldeias do Xisto – Destino Turístico Starlight, desenvolvida em parceria com 20 Municípios do Pinhal Interior, as Comunidades Intermunicipais da Região de Coimbra, da Região de Leiria, da Beira Baixa e das Beiras e Serra da Estrela, o Ministério da Defesa Nacional, o Instituto de Telecomunicações, a Universidade de Coimbra e a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.