Parque da cidade de Odivelas nascerá em 2026 com investimento de 12 ME
A Câmara Municipal de Odivelas, do distrito de Lisboa, aprovou hoje a adjudicação da construção do futuro parque da cidade, que deverá estar concluído no verão de 2026 e representa um investimento de 12 milhões de euros.
A proposta de adjudicação do futuro espaço verde, com uma área total de oito hectares, foi aprovada por maioria em reunião pública da Câmara Municipal de Odivelas (distrito de Lisboa), presidida por Hugo Martins (PS).
Localizado junto ao Mosteiro de Odivelas, monumento onde se encontra o túmulo do rei D. Dinis, o futuro parque da cidade terá várias zonas de lazer, restauração, parque infantil, palco para eventos, lago contemplativo, pontes suspensas e três parques de estacionamento.
Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Odivelas afirmou que se trata de um “projeto muito emblemático para o concelho”, que “tem agora condições para ser concretizado, após um longo processo burocrático”.
“Levou muito tempo porque o parque da cidade vai ser construído nos terrenos que pertencem ao Mosteiro de Odivelas. Trata-se de uma zona histórica protegida e, como tal, tivemos de ter autorização da Direção-Geral do Património Cultural e o licenciamento. Foi um processo moroso, exigente, até obter essa autorização”, explicou o autarca.
Hugo Martins referiu que, após a obtenção do visto do Tribunal de Contas, a obra poderá ter início durante o primeiro trimestre de 2025, devendo estar concluído no verão de 2026.
O investimento previsto é de 12 milhões de euros, que será financiado “quase na totalidade” com receitas municipais, com candidaturas a fundos nacionais e comunitários.
A denominação do futuro parque da cidade nascerá de um futuro concurso de ideias, que será brevemente lançado pela Câmara de Odivelas.
“Pelas suas características e por estar inserido no Projeto Integrado de Revitalização do Mosteiro de Odivelas, o Grande Parque da Cidade honrará a expectativa de todos os odivelenses e irá reforçar, ainda mais, a qualidade de vida do nosso concelho”, sublinhou Hugo Martins.
O projeto do parque foi elaborado pelo Gabinete de Arquitetura Paisagista de Caldeira Cabral e Elsa Severino, responsável por projetos de outros parques da Área Metropolitana de Lisboa, como o Parque dos Poetas, em Oeiras.