Out of the Blue regressa em 2025 para reforçar compromisso com o futuro dos Oceanos
De 23 a 26 de outubro, o Out of the Blue centrou-se no Mercado de Matosinhos, mas levou os participantes a outros espaços da cidade para transformá-la num lugar privilegiado de debate e celebração da importância do mar na vida de todos.
Mais de 40 oradores (entre cozinheiros renomados, investigadores dos oceanos e até arquitetos) juntaram-se para debater a relevância do mar na alimentação, nas ciências e no património cultural e histórico. Ao longo dos quatro dias de evento, houve visitas guiadas gratuitas que esgotaram inscrições e 13 experiências gastronómicas com Chefs portugueses e galegos, como Lucía Freitas (A Tafona*), João Oliveira (Vista*), Rui Paula (Casa de Chá da Boa Nova**) e Arnaldo Azevedo (Bistrô by Vila Foz).
A projeção multimédia Under the Blue, que transformou o Mercado numa colorida recriação do fundo do mar, e o Grande Arraial do Peixe, que animou a Rua Heróis de França, no sábado, contaram também com adesão do público local e turistas.
Evento regressa em 2025 para reforçar defesa dos Oceanos
Para o próximo ano, está já prometida uma nova edição, que retomará os 10 princípios do Manifesto apresentado pelo Out of the Blue (Manifesto completo em anexo).
Desde o primeiro momento, o evento comprometeu-se a “celebrar a diversidade, a sazonalidade e o valor nutricional” dos produtos do mar, mas também a “despertar a consciência coletiva sobre as ameaças que comprometem a sustentabilidade dos Oceanos”. A partilha de conhecimento sobre a investigação oceanográfica e o património gastronómico de Matosinhos estão também entre os princípios do evento.
“O Out of the Blue procurou despertar consciências para a relevância do Oceano no presente e futuro do planeta, inclusivamente, enquanto resposta para a alimentação. Falámos da alimentação que nos chega do Oceano, abordando as suas múltiplas dimensões e impactos na cultura, ambiente, economia e até saúde”, afirma Carlos Martins, responsável pela Opium, entidade organizadora do Out of the Blue, que contou com o apoio do Turismo de Portugal e da Câmara Municipal de Matosinhos.
“O Out of the Blue deixou bem patentes as potencialidades do Oceano e a versatilidade com que Matosinhos as trabalha, fazendo valer a gastronomia, a cultura, tradições, mas também o impacto gerado em torno da Economia do Mar, seja através da indústria conserveira, das pescas ou dos projetos de investigação que encontram em Matosinhos o ecossistema ideal”, enquadra Luísa Salgueiro, Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos.
Matosinhos e Corunha assinam acordo dedicado ao turismo gastronómico sustentável
O Out of the Blue foi o primeiro passo de uma nova colaboração entre o Município de Matosinhos e a Deputación Provincial da Coruña, que representa 93 concelhos da província espanhola da Corunha.
Oficialmente assinado durante o evento, o memorando de entendimento pretende que estes territórios sejam “protagonistas na discussão e desenho de novas experiências de turismo gastronómico sustentável assentes no património do oceano”.
“Partilhamos com a Corunha a costa atlântica e uma forte relação com o mar, que influencia a história, o tecido económico, a produção alimentar e a gastronomia. Queremos que esta relação seja aprofundada, com novas atividades que evidenciem a relevância do Oceano, tal como fizemos no Out of the Blue”, afirma Luísa Salgueiro, Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos.