Açúcar pode substituir lítio nas baterias carregáveis



Pesquisadores da Universidade de Ciências de Tóquio, no Japão, viraram-se para o açúcar como parte do contínuo esforço do país nipónico em reduzir os custos de importação associados às baterias de iões de lítio. Segundo a universidade, o açúcar pode ser o ingrediente em falta para construir mais baterias carregáveis, que são mais robustas, baratas e capazes de armazenar mais energia.

Como é sabido, as baterias de iões de lítio são necessárias a praticamente todos os gadgets e produtos de electrónica de consumo, mas há cada vez mais preocupações no que toca à crescente procura de lítio, um metal encontrado em muitos países com problemas políticos sensíveis – Bolívia, Chile, Argentina ou China. Assim, países como o Japão estão a tentar encontrar soluções para substituir este ingrediente nas baterias de alta performance.

Na verdade, as baterias de iões de sódio têm sido avançadas como uma das soluções para suceder à tecnologia de iões de lítio. São mais duráveis e baratas, mas ainda estão numa fase inicial do seu desenvolvimento. A performance, para já, deixa a desejar.

No entanto, a equipa do professor Shinichi Komaba descobriu que a sacarose, o principal constituinte do açúcar, pode ser um material barato e eficaz para o anódio de uma bateria de iões de sódio.

O objectivo dos académicos e cientistas é encontrar uma solução que seja comerciável dentro de cinco anos.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...