Marte pode ter sido o lar de um mar antigo



Os depósitos minerais sedimentares encontrados na superfície de Marte podem ter sido deixados por um antigo mar há 3,5 mil milhões de anos.

As descobertas, publicadas na revista Scientific Reports, sugerem a presença de caraterísticas consistentes com uma zona costeira na região sul de Utopia e fornecem mais provas da existência de um oceano de curta duração no início da história do planeta.

O veículo espacial chinês Zhurong Mars rover tem vindo a analisar depósitos na superfície de Marte na Vastitas Borealis, uma planície baixa no hemisfério norte do planeta, desde a sua aterragem em maio de 2021.

Investigações anteriores sugeriram que os materiais nesta região podem ter tido origem em inundações e sedimentos marinhos, com um tamanho de grão fino mais consistente com este ambiente do que com material proveniente de atividade vulcânica.

Bo Wu e colegas analisaram dados recolhidos pelo orbitador e pelo veículo espacial chinês Zhurong para fornecer estimativas das idades à superfície e das composições minerais do material encontrado no sul de Utopia Planitia. Identificaram caraterísticas geomorfológicas distintas, tais como vales e canais de sedimentos consistentes com uma zona costeira próxima, sugerindo um possível evento de formação envolvendo inundações há cerca de 3,68 mil milhões de anos.

Neste cenário, um oceano congelado de curta duração formou uma linha costeira, com a superfície do oceano provavelmente a congelar e a desaparecer há cerca de 3,42 mil milhões de anos.

Embora os autores alertem para o facto de as medições in situ do veículo espacial chinês Zhurong não fornecerem provas diretas da existência de um oceano antigo, a descoberta de que a Utopia Planitia meridional possivelmente albergou uma massa significativa de água contribui para a nossa compreensão da evolução do clima marciano.

O estudo sugere potenciais locais de aterragem para futuras missões, para investigar a possível existência de antigos reservatórios de água e o seu papel na formação da geologia de Marte.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...