A camuflagem através da luz pode reduzir o risco de ataque de um tubarão branco



De acordo com investigadores australianos, as luzes LED que imitam uma estratégia de camuflagem natural dos oceanos podem reduzir o risco de ataque de um grande tubarão branco.

Algumas espécies marinhas emitem luz a partir da sua parte inferior como estratégia de camuflagem, uma vez que os predadores que se encontram por baixo delas à procura de um petisco estarão à espera de uma silhueta iluminada pela luz solar vinda de cima.

Os investigadores testaram uma estratégia semelhante, instalando luzes LED em chamarizes de focas rebocados por um barco para ver se diferentes níveis de luminosidade teriam impacto nos ataques dos predadores.

Segundo os cientistas, os tubarões tinham muito mais probabilidades de interagir com os engodos de focas que não tinham luzes LED e, quanto mais brilhantes eram as luzes, menor era a probabilidade de os tubarões interagirem com as focas falsas.

Os investigadores afirmam que, uma vez que os tubarões brancos têm uma acuidade visual fraca e não têm visão a cores, esta estratégia é particularmente suscetível de funcionar com eles.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...