“The Or Foundation” lança página de apoio para as mais de 10 mil pessoas que dependem do mercado de Kantamanto
Dia 1 de janeiro de 2025 o mercado de Kantamanto, o maior mercado de segunda mão do mundo, responsável pela reciclagem e reutilização de milhões de peças de vestuário de todo o mundo todas as semanas, incendiou-se e ardeu completamente. Milhares de estabelecimentos comerciais foram destruídos. Perderam-se milhões de dólares em artigos e ferramentas. Os meios de subsistência quotidianos desapareceram, foi divulgado em comunicado.
Segundo a mesma fonte, a “The Or Foundation,” organização que trabalha ao serviço do Mercado de Kantamanto, está a disponibilizar um financiamento inicial de 1.000.000 de dólares para ajuda de emergência, a ser atribuído em colaboração com os membros da comunidade afetada.
“Mas muito mais será necessário”, alerta. Assim, criaram esta página para que todos possam apoiar a comunidade na reconstrução e manutenção da ajuda durante esta crise que afetou mais de 10.000 pessoas. “A sua ajuda é fundamental para satisfazer as necessidades básicas dos membros da comunidade e para manter a cultura de reutilização e upcycling de que Kantamanto foi pioneira ao longo de décadas”, sublinha a nota.
Além das necessidades básicas, ferramentas de trabalho foram destruídas, assim como máquinas de costura e todos os espaços comerciais que necessitam agora de reconstrução.
A “The Or Foundation” ocupa-se ainda da organização da comunidade em todo o mercado para organizar a recolha de resíduos, para liderar iniciativas de reciclagem, para promover caminhos alternativos e económicos para jovens mulheres que transportam roupas em segunda mão; esforços para dar continuidade à rica cultura de upcycling de Kantamanto através da série de festivais Obroni Wawu de outubro e do programa de Incubação de Empresas Comunitárias, e para liderar viagens para membros da comunidade de Kantamanto para defenderem políticas de Responsabilidade Alargada do Produtor Globalmente Responsável nos EUA e na Europa e para apelar às marcas para que divulguem os seus volumes de produção.
24 horas após o incêndio, a “The Or Foundation” participou em várias reuniões com os líderes da comunidade, organizou camiões a pedido deles para ajudar a transportar os detritos como parte do esforço de limpeza da comunidade e estão a acompanhar os doentes e os feridos registados em resultado do incêndio, de modo a oferecer assistência imediata com despesas hospitalares.
Nos próximos dias, vão começar a mobilizar fundos para a reconstrução do mercado e para prestar assistência financeira direta aos membros da comunidade afetados. 100% dos fundos angariados vão diretamente para a comunidade do Mercado de Kantamanto.
Os membros da comunidade do Mercado de Kantamanto “trabalham sem parar para se erguerem das cinzas”, lê-se no comunicado que apela à sua ajuda na na página: DONORBOX
As atualizações seguir-se-ão nesta página e nas redes sociais da “The Or Foundation” (@theorispresent) à medida que a situação evoluir.
O Mercado de Kantamanto é reconhecido como um dos maiores mercados de roupas em segunda mão do mundo, desempenhando um papel crucial na reciclagem e reutilização de vestuário. Estima-se que o mercado receba 15 milhões de peças de roupa descartadas semanalmente, voltando a colocar em circulação 25 milhões mensalmente.