Primeiros fósseis de moluscos assemelham-se a músicos zangados
Duas espécies de moluscos recentemente descritas, denominadas Punk ferox e Emo vorticaudum, indicam que os moluscos primitivos eram mais diversificados do que se pensava. Os fósseis espinhosos e semelhantes a vermes, apresentados esta semana na revista Nature, foram encontrados no condado de Herefordshire, em Inglaterra, e datam de há cerca de 430 milhões de anos.
Os moluscos são o segundo filo mais rico em espécies do reino animal, mas os pormenores da sua evolução inicial não são completamente conhecidos. A descoberta destes dois novos fósseis de moluscos alarga a diversidade conhecida deste grupo de criaturas.
Os espécimes foram recuperados de depósitos silurianos em Herefordshire e pertencem a um subgrupo de moluscos conhecido como Aculifera. Têm espinhos caraterísticos e outras caraterísticas que os distinguem dos moluscos primitivos anteriormente descritos, relatam Mark Sutton e colegas.
Um deles chama-se Punk porque o seu “penteado” espinhoso faz lembrar o associado ao movimento punk rock; o outro chama-se Emo porque tem espinhos que se assemelham a longas franjas e conchas que são semelhantes às roupas com tachas associadas ao género musical emo, propõem os autores. As caraterísticas de ambos os fósseis diferem dos Aculifera anteriormente descritos.
Os resultados sugerem que os primeiros moluscos aculíferos eram um grupo mais diversificado do que os seus homólogos atuais, oferecendo novas perspetivas sobre a história evolutiva dos moluscos, concluem os autores.