Câmara da Murtosa apoia licenciamento e construção de barcos moliceiros



A Câmara da Murtosa anunciou hoje que está a apoiar o licenciamento e a construção de novos barcos moliceiros, tendo assinado protocolos de colaboração com dois construtores artesanais.

Os protocolos foram assinados pelo presidente da câmara municipal, Joaquim Baptista, e pelos construtores José Caravela Vieira (Rito) e Domingos Campos (Mole), formalizando o apoio à construção de duas novas embarcações tradicionais.

“O município da Murtosa, para além de instruir os pedidos de licenciamento, com toda a documentação necessária, irá acompanhar todo o processo de construção dos moliceiros, apoiando logisticamente a realização dos testes finais de estabilidade”, revela em nota de imprensa.

Dada a complexidade do processo de licenciamento, a Câmara da Murtosa desenvolveu dois dossiês tipo, instruídos com as peças processuais necessárias.

Estão contempladas duas tipologias de barcos moliceiros tradicionais: a embarcação de 15 metros de comprimento e a embarcação de 11,20 de comprimento.

Segundo a nota de imprensa da Câmara Municipal da Murtosa, com esse apoio ao licenciamento, os munícipes que pretendam construir um moliceiro tradicional terão uma poupança estimada de cerca de oito mil euros, já que evitam recorrer ao apoio técnico de gabinetes especializados.

“Esta medida visa fomentar a preservação da icónica embarcação da Ria de Aveiro, que tem na Murtosa a sua pátria, através do incremento do número de moliceiros tradicionais”, justifica a autarquia.

A medida ocorre, “numa altura em que a Região de Aveiro aguarda a decisão, por parte da UNESCO, da classificação do barco moliceiro e da carpintaria naval tradicional como Património Cultural Imaterial da Humanidade”, acrescenta.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...