Efeito de retorno da radiação das nuvens é a chave para as diversas projeções de aquecimento do Pacífico tropical

Uma nova investigação revela a razão pela qual modelos climáticos apresentam projeções diferentes das alterações da temperatura da superfície do mar (SST) no Pacífico tropical, uma região crítica para os padrões climáticos globais. O estudo, publicado na revista Advances in Atmospheric Sciences identifica o efeito de retorno da radiação das nuvens como a fonte dominante por detrás destas diferenças.
As projeções fiáveis do padrão de aquecimento da SST do Pacífico tropical (TPSW) são cruciais para compreender como o clima global irá mudar num mundo em aquecimento.
Embora os modelos climáticos mais recentes da Fase 6 do Projeto de Intercomparação de Modelos Acoplados (CMIP6) projetem, em geral, um padrão de aquecimento do tipo El Niño – caracterizado por um enfraquecimento do gradiente zonal da TSM entre o Pacífico tropical oriental e ocidental – a intensidade desse enfraquecimento varia significativamente entre os modelos.
Utilizando técnicas estatísticas avançadas e análise do orçamento de calor, investigadores da China e do Reino Unido analisaram dados de 30 modelos CMIP6. Descobriram que a diversidade na projeção dos padrões TPSW resulta de dois retornos distintos de radiação de nuvens:
- Pacífico Oriental: As diferentes reações nuvem-radiação no Pacífico oriental conduzem a diferentes magnitudes de aquecimento do tipo El Niño. Esta é a principal fonte de incerteza no TPSW projetado entre os modelos, particularmente no Pacífico equatorial oriental.
- Pacífico Central: A diferente retroação negativa nuvem-radiação no Pacífico central, associada às interações oceano-atmosfera, incluindo a retroação vento-evaporação-SST (WES) e a retroação Bjerknes, determina o diferente aquecimento no Pacífico ocidental. A maioria dos modelos subestima esta retroação negativa, o que resulta em projeções de um aquecimento mais forte no Pacífico ocidental do que a média dos vários modelos.
“Estas descobertas realçam o papel crítico do efeito de retorno da radiação das nuvens na forma como os diferentes modelos climáticos projetam os futuros padrões de aquecimento no Pacífico tropical”, afirma Jun Ying, principal autor do estudo, do Segundo Instituto de Oceanografia, Ministério dos Recursos Naturais, China. “Desvendar estes mecanismos aproxima-nos da produção de projeções climáticas mais fiáveis.”
O estudo alerta para o facto de o efeito negativo subestimado da radiação das nuvens nos modelos poder significar que, no futuro, o Pacífico tropical do mundo real apresentará um aquecimento do tipo El Niño ainda mais forte do que o atualmente projetado, o que está associado a extremos climáticos mais graves, como tempestades intensas e secas prolongadas, sublinhando a importância de melhorar as projeções dos modelos climáticos.
“Estudos anteriores identificaram o ‘efeito padrão’ como sendo importante na modificação da magnitude de diferentes feedbacks climáticos, mas aqui consideramos os efeitos dos mesmos como sendo importantes na formação dos padrões de mudança da SST. Além disso, este é um dos primeiros estudos a considerar as reações das nuvens baixas como sendo importantes na formação dos padrões de alteração da SST”, afirma Matthew Collins, um dos autores correspondentes, da Universidade de Exeter, no Reino Unido.
Um grande desafio consiste em conciliar a tendência observada a longo prazo da TSM, que sugere um aquecimento do tipo La Niña (aumento do gradiente da TSM entre oeste e este), com o padrão do tipo El Niño projetado pelos modelos CMIP6. A equipa de investigação pretende resolver esta discrepância no próximo estudo.
“O nosso objetivo final é aperfeiçoar as projeções dos modelos do padrão de aquecimento da SST do Pacífico tropical, fornecendo uma base mais convincente para estimar as futuras alterações climáticas”, acrescenta Ying.