Empresas olham cada vez mais para fornecedores de rede para reforçar estratégias de sustentabilidade

Estudo da Colt Technology Services revela que os fornecedores de rede têm um papel cada vez mais importante como especialistas de confiança nos temas da sustentabilidade. O relatório Digital Infrastructure Report também sublinha a crescente influência das referências de ESG nas decisões comerciais.
De acordo com as informações divulgadas em comunicado, 22% dos CIOs (responsáveis pelas tecnologias de informação de uma organização) das 1.500 empresas inquiridas para este estudo disseram que procuram orientação junto dos seus fornecedores de rede sobre a reutilização e a reciclagem de hardware. Uma percentagem que sobe para os 38% no Luxemburgo.
Por outro lado, mais de um em cada cinco (21%) dos CIOs inquiridos revelou que procura informações sobre a forma como a Inteligência Artificial (IA) pode afetar os seus objetivos de sustentabilidade, ao passo que a mesma proporção diz estar à procura de apoio para identificar as melhores práticas de sustentabilidade.
Também segundo a análise, 20% dos inquiridos disse estar interessado em poder ter orientações sobre o que fazer quanto à conformidade com as metas de Scope3.
Fatores que pesam na altura da compra
O estudo descreve igualmente as expectativas geradas em torno das referências/certificações de ESG dos fornecedores e estabelece o quão influentes são estes fatores nas decisões de compra dos CIOs.
Quando chamados a avaliarem o peso da influência das diferentes medidas ESG nas suas decisões de compra, quase sete em cada 10 (69%) dos CIOs inquiridos afirmaram que o acesso a dados dos relatórios sobre as emissões de Scope3 constituem o fator mais importante.
Por outro lado, 68% dos CIOs inquiridos – 85% em Hong Kong – sublinharam a importância de iniciativas robustas nas áreas da Diversidade, Equidade e Inclusão (DE e I), com 31% a afirmarem que estes aspetos são críticos.
As metas de redução das emissões de carbono baseadas em dados científicos dos fornecedores são outro dos aspetos que influencia as decisões segundo 68% dos inquiridos, ao passo que 30% considera que é crítico que os fornecedores ofereçam serviços que ajudem os compradores a reduzir o seu próprio nível de impacto ambiental.
Para 65% dos inquiridos pesa igualmente nas suas decisões de compra o facto do fornecedor possuir “uma ampla estratégia de sustentabilidade a nível empresarial”.
Quando questionados sobre que ações tomariam no caso de os valores ESG dos seus atuais fornecedores não estarem de acordo com os seus, 62% dos inquiridos afirmaram que lhes sugeririam uma revisão das metas para se alinharem, enquanto 16% optariam por abandonar o fornecedor em questão.
Em nota, a empresa diz que tudo indica que o mais provável é que a partir de agora as estratégias de sustentabilidade das empresas fiquem sob a alçada dos CIOs, com mais de sete em cada 10 a serem total ou parcialmente responsáveis por elas.