Universidade de Coimbra apresenta ao mundo a investigação portuguesa na Expo Osaka



A presença da Universidade de Coimbra (UC) na Expo Osaka 2025, no Japão, é uma oportunidade de “apresentar ao mundo o que de melhor há na investigação portuguesa”.

Num comunicado enviado à agência Lusa, a UC revelou que estará presente na mostra, nos dias 15, 16 e 17 de julho, expondo no pavilhão português projetos que ligam Portugal e Japão com tecnologia sustentável.

“Diversos investigadores da Universidade de Coimbra estão a desenvolver projetos com equipas multidisciplinares internacionais, que vão permitir responder a desafios globais”, referiu.

Segundo a Universidade, esta será também uma oportunidade para estreitar os laços entre a UC e o Japão.

Na Expo Osaka 2025, a UC vai apresentar projetos como o “Instituto Multidisciplinar do Envelhecimento”, um centro de investigação do envelhecimento; e o “Activas”, uma resposta disruptiva e diversificada aos desafios endereçados pelo envelhecimento da população, ao nível do ambiente e espaços construídos.

Já o “UAS4Litter” centra-se no uso de drones acoplados a sensores óticos e multiespectrais para a deteção, busca e inspeção autónoma de lixo marinho em áreas costeiras.

“O projeto está a ser desenvolvido em parceria com o Governo do Japão, envolvendo uma equipa interdisciplinar, que poderá vir a permitir aplicar um sistema de drones ‘lowcost’ para identificar lixo marinho na costa nipónica”, sublinhou a UC.

Entre os projetos a apresentar, estão ainda o “Reefs”, um dispositivo inovador para produzir energia a partir das ondas; o HUB da Costa Atlântica da Região de Coimbra, um ecossistema, em rede, capaz de criar e fixar novas empresas na região, e consequentemente, recursos humanos, através da proximidade a competências técnico-científicas; e o Campus da Figueira da Foz – UC Mar – um projeto que pretende estimular a criação e difusão de processos inovadores nas pescas, na transformação e na comercialização dos produtos da pesca e da aquacultura, bem como promover a transferência de conhecimentos através de parcerias entre cientistas e pescadores.

No Pavilhão de Portugal, haverá uma zona dedicada à Universidade de Coimbra, com uma mesa digital que permitirá ligar em direto Osaka ao Pátio das Escolas (na UC).

Em representação da UC, estarão presentes os vice-reitores das Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva, e da Inovação, Relação com Empresas e Empregabilidade, Nuno Mendonça.

A Expo Osaka 2025 abriu as portas ao público no dia 13 e irá decorrer até outubro, com a participação de 158 países, incluindo Portugal, e a previsão de atrair cerca de 28 milhões de pessoas nos próximos seis meses.

A participação portuguesa na exposição tem como tema “Oceano: Diálogo Azul” e conta com o envolvimento de mais de 150 empresas, associações, autarquias e artistas nacionais.

O Pavilhão de Portugal foi projetado pelo arquiteto japonês Kengo Kuma e a mascote oficial portuguesa na exposição é um cavalo-marinho, chamado Umi – que significa oceano em japonês.

A Expo, que encerra no dia 13 de outubro, tem como tema “Desenhar as Sociedades do Futuro para as Nossas Vidas”.






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...