Artista cria obra de arte com mais de 300 garrafas de plástico descartáveis

Mais de 300 garrafas de plástico descartáveis foram recolhidas pelos alunos das escolas públicas do Município de Cascais e transformadas numa obra de arte abstrata, que ficará patente na Escola Básica da Alapraia. A ação insere-se no projeto conjunto da Câmara Municipal de Cascais e da Águas de Cascais, que pretende eliminar o uso de plásticos descartáveis e promover a adoção de hábitos sustentáveis nas escolas do concelho, foi divulgado em comunicado.
“Uma fusão de luz e reflexo: Suspensa no ar, esta instalação abstrata entrelaça garrafas plásticas recicladas e néon LED, criando um jogo de luz e transparência que simboliza a transformação do desperdício em arte. Coletadas pelos alunos, as garrafas refletem a mudança de hábitos, enquanto a escola incentiva o uso de cantis de alumínio. A obra brilha como um lembrete visual do impacto ambiental e da necessidade de preservação dos nossos recursos hídricos”, afirma o artista Filippo Fiumani, responsável pela obra.
No âmbito deste projeto, foram também distribuídas pela Câmara Municipal de Cascais e a Águas de Cascais 20 600 garrafas reutilizáveis a todos os alunos a partir do 1º ciclo, professores, assistentes técnicos e assistentes operacionais das escolas públicas do concelho, num investimento conjunto superior a 81 mil euros.
O Vice-Presidente da Câmara, Nuno Piteira Lopes acredita que “a sustentabilidade não é apenas uma bandeira que agitamos para dizermos que defendemos o nosso ecossistema. De facto, em Cascais, encaramos a sustentabilidade como um fator indispensável na construção de um concelho onde é cada vez melhor viver. Este é um compromisso que assumimos com os cascalenses de hoje e com os de amanhã. Por isso, iniciativas como esta, junto dos mais novos, que são os maiores embaixadores das causas ecológicas, são fundamentais para construirmos um futuro mais verde.”
“A consciência ambiental nasce com a educação, cresce com a participação e solidifica-se com o compromisso. Hoje, esta comunidade escolar dá um passo para um futuro mais justo, mais sustentável. Ao deixar para trás as garrafas descartáveis e adotar uma alternativa reutilizável, está a redefinir a forma como faz as suas escolhas ambientais. Que este seja o início de um caminho transformador. É este também o compromisso da Águas de Cascais”, afirma Carlos Custódio, Diretor-Geral da Águas de Cascais.
Compostas por 66% de material reciclado, as garrafas reutilizáveis contribuem para incentivar o consumo de água da torneira, reduzindo assim o uso de garrafas de plástico descartáveis.