Avanade vai construir um Jardim Inteligente inovador no RHS Chelsea Flower Show 2025

A Avanade, a maior especialista mundial em Microsoft, vai apresentar um Jardim Inteligente no RHS Chelsea Flower Show 2025, como comemoração pelo seu 25º aniversário, foi divulgado em comunicado.
Segundo a mesma fonte, este projeto inovador aproveita a Inteligência Artificial para potenciar a sobrevivência e o crescimento das árvores em ambientes urbanos desafiadores – estima-se que 50% das árvores urbanas não sobreviva além de 10 anos e que até 30% morra no primeiro ano de vida. O RHS Chelsea servirá como lançamento público para esta tecnologia pioneira, a ser testada por 168.000 participantes e avaliada pelos juízes da RHS.
O Avanade Intelligent Garden, uma colaboração entre a Avanade e a Microsoft, mostra como a IA pode transformar os cuidados para com as árvores urbanas, ao garantir espaços verdes mais saudáveis e resilientes em cidades de todo o mundo. Projetado pela dupla vencedora de uma medalha de ouro no RHS Chelsea, Tom Massey e Je Ahn, o jardim usa sensores avançados para monitorizar a saúde das árvores, as condições do solo e os fatores ambientais, em tempo real.
Através de um site personalizado para o jardim, os visitantes poderão “conversar” com as árvores através de um recurso TreeTalk alimentado por IA, e, assim, aprender quais os principais cuidados a ter para com as árvores. A tecnologia também lhes permitirá alertar proativamente os seus guardiões, com o intuito destes anteciparem problemas, como a rega excessiva ou insuficiente.
Árvores urbanas: aliados climáticos que precisam de cuidados prolongados
As árvores urbanas são heróis desconhecidos do clima. Vários estudos apontam para um impacto que pode ir até uma redução em 5°C das temperaturas das cidades, absorção até 150 kg de CO2 por árvore ao ano e redução do risco de inundação com a absorção de águas pluviais.
A maioria das árvores atinge o seu pico ecológico aos 50 anos de idade; mas são necessários até 16 anos para que uma árvore urbana recém-plantada se torne neutra em carbono. A sua gestão é uma tarefa difícil, que pode conduzir a elevadas taxas de insucesso e ao desperdício de recursos. Com um foco global nos benefícios do plantio de árvores, é fundamental não descurar os seus cuidados continuados.
A IA fornece uma abordagem orientada por dados, responsiva e proativa, com potencial para aumentar significativamente as taxas de sobrevivência, apoiando as árvores urbanas a florescer por períodos mais longos em ambientes desafiadores. Isso poderá ajudar as comunidades a beneficiarem de forma sustentável do valor ecológico, social e económico dessas árvores.
No Jardim Inteligente da Avanade, os visitantes experimentarão em primeira mão as soluções que a IA apresenta para apoiar os guardiões de árvores urbanas. A tecnologia integra:
- Sensores ambientais avançados, que monitorizam o crescimento, condições do solo e qualidade do ar.
- Análise orientada por IA, que identifica padrões e fornece conselhos para o cuidado das árvores.
- IA centrada no ser humano, que capacita estrategas, conselhos municipais e comunidades a tomar decisões sustentáveis e eficientes quanto aos recursos.
João Braga, AI lead para Portugal da Avanade, explica: “depois da confirmação de 2024 como o ano mais quente já registado, nunca foi tão crítico o papel das árvores urbanas no arrefecimento das nossas cidades e na melhoria da qualidade do ar. No entanto, sem os dados certos, as árvores são plantadas sem estratégias de sobrevivência a longo prazo. A IA tem o poder de mudar este paradigma, e, assim, oferecer às árvores urbanas uma oportunidade”.
Tom Massey acrescenta: “estamos a explorar a forma como a tecnologia pode apoiar os esforços humanos no sentido de manter o equilíbrio da natureza face à crise climática que se verifica. Um pouco por todo o mundo, as árvores urbanas estão cada vez mais ameaçadas, pelo que o nosso objetivo é desenvolver uma ferramenta de IA que complemente – em vez de substituir – o conhecimento e o julgamento humanos. Ao fornecer informações claras, práticas e aplicáveis, esta ferramenta visa apoiar os guardiões das árvores urbanas na tomada de decisões informadas e sustentáveis que protejam e melhorem a saúde a longo prazo das árvores sob sua administração”.
Plano para a Horticultura Sustentável
Além do cuidado com as árvores, o Jardim Inteligente da Avanade apresenta iniciativas inovadoras de sustentabilidade:
- Um pavilhão revestido de micélio, feito de materiais biodegradáveis provenientes de árvores que tiveram de ser cortadas devido a doenças fungosas, que as enfraquecem e acabam por matá-las.
- Uma vala plantada, que ajuda na gestão natural das águas pluviais e reduz os riscos de inundações urbanas.
- Uma abordagem floresta-jardim, que enfatiza a biodiversidade, a resiliência climática e as espécies vegetais comestíveis.
Pam Maynard, Chief AI Transformation Officer na Microsoft Customer and Partner Solutions conclui: “A urgência da ação climática exige novas soluções. A IA não substitui os guardiões de árvores, antes aumenta sua capacidade de proteger esses ativos naturais vitais. Ao aproveitar os insights orientados por IA através do Azure OpenAI da Microsoft, a Avanade é pioneira numa horticultura sustentável que apoia a longevidade das árvores para as gerações futuras”.
A perda de árvores urbanas não é inevitável. As intervenções baseadas em IA podem ajudar a aumentar a sua taxa de sobrevivência, melhorar a resiliência climática e garantir que as cidades permaneçam espaços verdes e habitáveis. Para experimentar essa tecnologia de ponta, visite o Jardim Inteligente da Avanade no RHS Chelsea Flower Show, de 20 a 24 de maio de 2025.