Uma viagem de bicicleta liga Portugal à Grécia para dar visibilidade à inclusão e sustentabilidade da Europa



A primeira edição da Sunflowers European Tour, uma expedição documental de bicicleta com mais de 6.000 km, vai partir de Lisboa no dia 3 de junho de 2025, para chegar a Atenas a 16 de julho, 44 dias depois. Organizada pela Cooperativa Social italiana Utopia 2000, a expedição vai levar Massimiliano Porcelli, presidente da organização, a atravessar dez países europeus, para dar visibilidade a iniciativas que promovem a inclusão social, a inovação comunitária, a economia circular e a sustentabilidade ambiental, foi divulgado em comunicado.

“Acreditamos que as soluções para os grandes desafios da Europa já existem nas comunidades locais. A Sunflowers European Tour é uma oportunidade para dar voz a essas histórias e inspirar um futuro mais inclusivo e sustentável para todos,” afirma Massimiliano Porcelli.

“A escolha da bicicleta como meio de transporte não é apenas prática, mas profundamente simbólica. Representa um modelo de mobilidade sustentável, acessível e próximo das comunidades. Permite-nos olhar com mais atenção para os territórios e ter um contacto mais autêntico com as realidades locais.”

A partida de Portugal tem um propósito simbólico. A viagem começa em Belém, no Padrão dos Descobrimentos, local que evoca a história de encontros e aberturas da Europa para o mundo. Lisboa representa, desta forma, o objetivo da expedição: promover a descoberta das realidades locais que constroem uma Europa mais justa, verde e solidária.

Antes da partida, a equipa do projeto vai desenvolver atividades em Cascais, Carcavelos e Lisboa, reforçando a ligação com iniciativas locais portuguesas que representam os valores do Sunflowers European Tour.

Calendário das atividades em Portugal:

30 de maio – Chegada da delegação de Utopia 2000 a Lisboa.
31 de maio – Visita à startup ambiental Forest Impact, em Carcavelos, para um laboratório de educação ambiental com a participação dos jovens da Escolinha de Rugby de Cascais. Neste encontro pretende-se criar uma ponte entre gerações e territórios a partir da inovação ambiental e da educação desportiva.
1 de junho – A comunidade italiana de Lisboa organiza um passeio de bicicleta coletivo. À noite, será realizada uma projeção pública do documentário “Tutto Quello Che Sarà”, filme vencedor de múltiplos prémios internacionais, fruto do Girasoli Tour – uma viagem de 3.500 km de bicicleta em Itália, que inspirou o atual projeto europeu.
2 de junho – Visita à Escolinha de Rugby de Cascais e participação na receção oficial organizada pela Embaixada da Itália em Lisboa por ocasião da Festa da República, a celebrar os valores de cidadania e pertença europeia.
3 de junho – Ao amanhecer, partida oficial do Sunflowers European Tour no Padrão dos Descobrimentos. Início da uma jornada simbólica para redescobrir a Europa a partir das suas raízes humanas, solidárias e sustentáveis.

A Escolinha de Rugby de Cascais, parceira de longa data em projetos de inclusão social através do desporto, estará representada na cerimónia de partida, reforçando o envolvimento da comunidade local neste projeto europeu.

Depois da etapa portuguesa, em Espanha, a Sunflowers European Tour vai destacar projetos como a La Fageda Fundació, uma cooperativa agrícola em Girona que promove a inclusão laboral de pessoas com deficiência, e iniciativas de acolhimento a refugiados LGBTQ+ em Madrid. Em Itália, visita o Forte Santa Caterina, centro de inclusão social em Verona, e projetos de co-housing para idosos em Udine.

Na Croácia, a equipa conhece a Humana Nova, que transforma resíduos têxteis em oportunidades de emprego para pessoas desfavorecidas. Já na Bósnia-Herzegovina, vai ser destacado o projeto Futebol Inclusivo em Mostar, que utiliza o desporto para integrar jovens em situação de vulnerabilidade. Estas experiências pretendem demonstrar como a inovação social e a economia solidária contribuem, todos os dias, para construir uma Europa mais justa, sustentável e resiliente.

Ao longo do percurso europeu serão documentadas dezenas de histórias reais de organizações e pessoas que trabalham todos os dias para construir uma Europa mais justa, solidária e sustentável.

Esta recolha de testemunhos dará origem a um documentário europeu dirigido pelo realizador Renato Chiocca, e ao lançamento do livro ilustrado “Minha Europa”, escrito por Massimiliano Porcelli, presidente da Utopia 2000 e protagonista da expedição.






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...