Universidade de Aveiro apresenta protótipo de bicicleta inteligente para aumentar segurança dos ciclistas



A Universidade de Aveiro (UA) apresentou um protótipo inovador de “bicicleta inteligente conectada”, no passado dia 28 de maio, numa conferência internacional em Águeda, a Bikinnov. Este protótipo “representa um avanço significativo na segurança do ciclista e deteção de obstáculos, monitorização das condições do ciclista e do ambiente e na comunicação inteligente, permitindo a integração com infraestruturas urbanas e redes inteligentes de mobilidade”, foi divulgado em comunicado.

Segundo a mesma fonte, Cláudio Asensio e Tiago Rodrigues, membros da equipa liderada pelos professores Susana Sargento e Pedro Rito e pelo investigador Duarte Raposo, da UA/IT (Instituto de Telecomunicações), apresentaram um demonstrador de e-bike com tecnologias inovadoras ao nível da mobilidade elétrica e da segurança ativa.

O protótipo foi desenvolvido no âmbito de uma colaboração entre o Instituto de Telecomunicações (IT) e o Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da UA. A equipa do DEM, composta por Tiago Gândara e Adriano Figueiredo, sob orientação do professor José Paulo Santos, foi responsável pela conceção e fabrico da estrutura do protótipo, do controlador inteligente e da bateria modular com sistema de arrefecimento ativo.

Por sua vez, a equipa do IT focou-se na integração de múltiplos sensores e no desenvolvimento de algoritmos avançados de segurança e deteção de colisões. O demonstrador inclui ainda um display de bordo para monitorização em tempo real.

O protótipo, desenvolvido no âmbito da Agenda AM2R – Agenda Mobilizadora para a Inovação Empresarial do Setor das Duas Rodas, em parceria com a empresa LightMobie, comunica através de WiFi, ITS-G5 e 5G, utilizando uma arquitetura personalizada que emprega lógica fuzzy, um mecanismo que permite escolher o envio de informação de serviços dos sensores de acordo com a sua prioridade e relevância num determinado instante para otimizar a gestão dos dados.

Entre as inovações destacam-se também o sensor LiDAR 2D para deteção de veículos atrás da bicicleta, uma câmara com amplo campo de visão para identificar peões e veículos, e sensores biométricos (como monitor de frequência cardíaca, GPS, acelerómetro, giroscópio e sensor de luz, permitindo gerir o esforço do ciclista e da bateria, de acordo com os seus dados vitais).

Além disso, o sistema inclui uma célula de carga para monitorizar o peso transportado e integra comunicação via CAN Bus, um sistema que permite que várias unidades de controlo possam interagir e trocar informações e decisões de um modo mais eficiente.

O protótipo também é capaz de enviar mensagens de alerta a utilizadores vulneráveis de estrada, promovendo uma maior proteção do ciclista, e possui gestão térmica adaptativa da bateria, aumentando a sua durabilidade e segurança.

Está prevista a entrada em produção destes protótipos no final de 2025.

O setor das duas rodas participou nesta conferência internacional promovida pela BIKiNNOV – Centro de Inovação de Valor para a Bicicleta, em parceria com a ABIMOTA e a CONEBI, cujo tema foi: “Setor das Duas Rodas na Europa: Presente e Futuro”.

O evento contou com a presença de Fernando Alfaiate, presidente da Estrutura de Missão Recuperar Portugal; Jorge Brandão, vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro; e Manuel Marsílio, da Associação Europeia da Indústria das Bicicletas.

A UA é uma das entidades copromotoras da Agenda AM2R, com um investimento elegível de mais de quatro milhões de euros e participação em cinco grupos de trabalho em diversas áreas científicas.

 






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