Quatro estudantes nigerianas criam gerador movido a urina



Esta é a segunda notícia que publicamos, hoje, sobre projectos empreendedores de estudantes africanas. Desta vez vamos até Lagos, na Nigéria, para falar da invenção de Duro-Aina Adebola, Akindele Abiola, Faleke Oluwatoyin e Bello Enionla, de 14 e 15 anos: um gerador movido a urina.

Segundo o CNET, que está a divulgar a informação para todo o mundo, o gerador permite até seis horas de electricidade a partir de um litro de urina. A urina é colocada numa célula electrolítica, que separa a ureia em nitrogénio, água e hidrogénio. Depois, o hidrogénio é enviado para um filtro de água, para purificação, sendo depois puxado para o cilindro do gasóleo.

Finalmente, este cilindro empurra o hidrogénio para um cilindro de bórax líquido, usado para remover a humidade do hidrogénio. Finalmente, o hidrogénio purificado é enviado para dentro do gerador.

Na verdade, e apesar de inovadora, esta tecnologia não é eficiente, explica ainda o CNET. “É um projecto escolar, por isso não o levem muito a sério”, explicou Gerardine Botte, engenheira química da Universidade do Ohio que inventou o processo de electrólise da ureia.

Ainda assim, o projecto já teve uma grande vitória: foi falado em todo o mundo, tendo sido comentado por cientistas de renome. Quantos estudantes, em todo o mundo, conseguiriam fazê-lo?





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...