Produto químico agrícola comum ameaça a sobrevivência dos insetos

Um produto químico agrícola amplamente utilizado, pulverizado em frutas e legumes australianos para prevenir doenças fúngicas, está a matar insetos benéficos, essenciais para a polinização e a saúde do ecossistema, segundo uma nova investigação da Universidade Macquarie.
O estudo, publicado na Royal Society Open Science, revelou que o clorotalonil – um dos fungicidas mais utilizados no mundo – tem um impacto grave na reprodução e sobrevivência dos insetos, mesmo nos níveis mais baixos detetados habitualmente nos alimentos.
“Mesmo a concentração mais baixa tem um enorme impacto na reprodução das moscas que testámos”, afirma a autora principal, Darshika Dissawa, candidata a doutoramento da Escola de Ciências Naturais de Macquarie.
“Isto pode ter um grande impacto na população ao longo do tempo porque afeta tanto a fertilidade masculina como a feminina”, acrescenta.
Os investigadores expuseram as moscas da fruta (Drosophila melanogaster) a níveis de clorotalonil correspondentes aos que se encontram habitualmente em produtos que vão desde os arandos às uvas para vinho. Mesmo com a dose mais baixa, as moscas apresentaram uma queda de 37% na produção de ovos em comparação com os indivíduos não expostos.
O autor supervisor, o Professor Associado Fleur Ponton, afirma que o declínio dramático foi inesperado.
“Esperávamos que o efeito aumentasse muito mais gradualmente com quantidades mais elevadas. Mas descobrimos que mesmo uma quantidade muito pequena pode ter um forte efeito negativo”, afirma a Professora Associada Ponton.
Embora proibido na União Europeia, o clorotalonil é amplamente aplicado nas culturas australianas, incluindo pomares e vinhas, muitas vezes de forma preventiva quando não há doença.
As conclusões vêm juntar-se às provas crescentes do declínio global da população de insetos, com algumas regiões a registarem quedas superiores a 75% nas últimas décadas.
“Precisamos de abelhas, moscas e outros insetos benéficos para a polinização, e pensamos que este é um problema importante para as populações de polinizadores”, afirma o Professor Associado Ponton.
A investigação destaca uma lacuna crítica de conhecimento na regulamentação dos pesticidas, com menos de 25 artigos científicos a examinar os efeitos do clorotalonil nos insetos, apesar da sua utilização generalizada.
Os investigadores recomendam práticas mais sustentáveis, incluindo uma frequência de aplicação reduzida para permitir a recuperação da população de insetos entre tratamentos.