Telpark reforça Parque Marquês de Pombal com mais 12 novos pontos de carregamento rápido

Com 27 parques de estacionamento com carregamento elétrico disponível em Lisboa, a Telpark acaba de reforçar a oferta numa das suas principais localizações: o Parque Marquês de Pombal. Em entrevista à Green Savers, José María García-Hoz, Managing Director da Telpark eVolve, explica que a “estação do Marquês de Pombal é, sem dúvida, uma das maiores referências da nossa rede de mobilidade elétrica em Portugal. Nos últimos 12 meses, forneceu mais de 150 MWh em quase 10.000 carregamentos, posicionando-se como uma infraestrutura chave no centro de Lisboa”.
Segundo o responsável, até à data, dispunham de 10 pontos de carregamento AC com uma potência máxima de 22 kW. E até ao final da próxima semana, vão alargar significativamente esta oferta com 12 novos carregadores semirrápidos AC (também até 22 kW) e, pela primeira vez, uma infraestrutura de carregamento rápido DC:
- 4 conectores rápidos até 30 kW DC
- 8 conectores ultrarrápidos até 100 kW DC
No total, adicionaram 12 novos pontos de carregamento rápido, elevando a estação para 24 pontos de carregamento, “fazendo do Marquês de Pombal um dos maiores centros de carregamento elétrico de Lisboa e certamente o centro urbano com a maior capacidade de carregamento combinado (lento e rápido)”, sublinha José María García-Hoz.
Questionado sobre de que forma é que a implantação de infraestruturas elétricas próprias posiciona a empresa como uma das empresas líder na transição para a mobilidade sustentável em Espanha e Portugal, o Managing Director da Telpark eVolve, responde que “liderar a transição para uma mobilidade mais sustentável não é apenas uma oportunidade, mas também uma responsabilidade”. Por isso, acrescenta, “apostamos numa estratégia de implantação intensiva de infraestruturas elétricas próprias, que nos permitem manter os mais elevados padrões de qualidade, operacionalidade e serviço ao utilizador”.
26,4% da margem bruta total da Telpark provém de Portugal
José María García-Hoz não tem dúvidas: “Portugal é, atualmente, uma alavanca prioritária para a nossa expansão”. Isto porque 26,4% da margem bruta total da Telpark provém de Portugal e, na sua opinião “ainda mais relevante, quase 50% da margem bruta do nosso negócio de veículos elétricos (VE) também provém de Portugal.
Atualmente, adianta o responsável, cerca de 22% de todos os nossos pontos de carregamento estão em Portugal, e com um rácio de 1 carregador por cada 68 lugares de estacionamento, “pelo que continuamos a caminhar para um modelo de estacionamento que é, em si mesmo, um ecossistema de serviços sustentáveis”.
Após Marquês, seguem-se Baixa-Chiado, Campolide e Praça Rossio (Aveiro)
Após a expansão do Marquês de Pombal, estão a proceder a novas aberturas em Lisboa e Aveiro. As próximas estações a reforçar a rede em Portugal serão:
– Baixa-Chiado – em meados da próxima semana ativarão novas tomadas AC.
– Campolide – a partir de meados deste mês, com infraestruturas de carregamento rápido.
– Praça Rossio (Aveiro) – a partir de 1 de julho de 2025.
Esta implementação “reforça a nossa presença no centro de Lisboa, onde já dispomos de infraestruturas de carregamento em mais de 23 locais, fazendo da Telpark o operador com maior densidade de tomadas de carregamento elétrico na cidade”, afirma o responsável.
Portugal em posição privilegiada para liderar a mobilidade sustentável
Questionado sobre os maiores desafios que Portugal tem de enfrentar / ultrapassar rumo à mobilidade sustentável e para conseguir alcançar a ambicionada descarbonização, José María García-Hoz afirma que Portugal “está numa posição privilegiada para liderar a mobilidade sustentável na Europa. A maturidade do mercado e a crescente penetração dos veículos elétricos são sinais claros de progresso”.
No entanto, ressalva, “existem ainda importantes desafios a ultrapassar:
- Capilaridade da rede pública: Embora as grandes cidades, como Lisboa e Porto, disponham de uma infraestrutura em crescimento, é necessário alargar a rede de forma homogénea aos centros urbanos mais pequenos e às zonas rurais.
- Interoperabilidade e experiência do utilizador: O processo de carregamento deve ser simples, intuitivo e coerente em todos os operadores para incentivar a utilização recorrente.
- Agilidade administrativa: A legalização e a entrada em funcionamento de novas estações continuam a ser objeto de procedimentos complexos e morosos que atrasam a sua implantação.
- Educação e incentivos: Promover a sensibilização do público para os benefícios dos veículos elétricos e proporcionar incentivos fiscais estáveis de longo prazo são fundamentais para acelerar a transição”.
Na Telpark, conclui, “estamos empenhados em ser uma parte ativa desta transformação, fornecendo soluções que são sustentáveis, intuitivas e ligadas ao quotidiano das pessoas”.