Maior fundo climático do mundo aprova “volume recorde” de financiamento para países em desenvolvimento

O Green Climate Fund (GCF), considerado o maior fundo do mundo dedicado ao clima, conseguiu mobilizar o que diz ser “um volume recorde de financiamento climático para países em desenvolvimento”, numa reunião da sua administração esta semana.
Em comunicado, a instituição internacional avança que o pacote de financiamento no valor de 1,2 mil milhões de dólares se destina a 17 novos projetos de ação climática, que “levarão financiamento urgentemente necessário para ações de adaptação e de mitigação” a 36 países, especialmente em África e na Ásia.
#NEWS 📢 Record-breaking climate finance — #GCFB42 approves USD 1.2 billion for 17 #climateaction projects in a single Board meeting, along with major reforms to boost efficiency and a big step towards establishing regional presence. Full story ▶️ https://t.co/m0uEw6ehYu pic.twitter.com/LSd8iWcbGV
— Green Climate Fund (@theGCF) July 4, 2025
Com as novas adições, o GCF, que tem a economista portuguesa Mafalda Duarte como diretora-executiva, tem agora um portfólio de projetos 314 projetos em 133 países, que representam um total de investimento de 18 mil milhões de dólares de recursos do fundo e 67 mil milhões em cofinanciamento.
“Numa altura em que a ação climática coletiva é mais precisa do que nunca, o GCF está a cumprir a sua missão”, diz, citado em nota, Seyni Nafo, co-presidente do Conselho de Administração do fundo e embaixador do Mali.
Além da nova ronda de financiamento, a administração do GCF aprovou também planos para acelerar a acreditação de organizações parceiras, como entidades credoras multilaterais, reduzindo o temo médio de 30 meses para nove meses ou menos.