Comissão Europeia lança “Roteiro para os Créditos de Natureza”



A Comissão Europeia lançou ontem o “Roteiro para os Créditos de Natureza”, para incentivar investimentos privados em ações que protejam e preservem a natureza, sendo recompensados por isso.

“Os créditos de natureza representam um investimento em ações positivas para a natureza por parte de uma empresa, instituição financeira, entidade pública ou cidadão”, diz a Comissão Europeia em comunicado, explicando que essas ações positivas para a natureza podem ser avaliadas e certificadas por uma organização independente, “dando assim credibilidade aos investidores que patrocinam a ação através de créditos de natureza”.

As ações podem ser, por exemplo, a recuperação de zonas húmidas ou o aumento de áreas florestais.

A medida hoje anunciada foi classificada como uma “boa medida” pela ministra portuguesa do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, quando falava aos jornalistas após a apresentação de um programa de defesa do lobo-ibérico.

“[A iniciativa europeia] está muito em linha com uma que estávamos já a preparar, a que nós chamámos o crédito à biodiversidade. A iniciativa da União Europeia é mais geral, é a natureza, a floresta, os rios”.

A ministra quer agora ver como será aplicado o Roteiro e disse que Portugal espera poder participar nos grupos de trabalho que vão ser criados, porque tem grande experiência por exemplo com os créditos de carbono e está a desenvolver os créditos de biodiversidade.

“Neste momento vamos também alargar o nosso trabalho para não ser só biodiversidade, mas um conceito mais geral de natureza”, disse Maria da Graça Carvalho.

A Comissão nota que três quartos das empresas da zona euro são dependentes da natureza, acrescentando: “Os créditos de natureza estão a emergir como uma ferramenta inovadora que altera a forma como valorizamos a natureza e como um ativo que atrai investidores”.

A Comissão convida empresas, cientistas, governos e sociedade civil a participar na elaboração da iniciativa apresentando propostas até 30 de setembro próximo.

Será criado um grupo de peritos e a partir de hoje os interessados em participar podem manifestar essa vontade.






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...