Badoca Safari Park convida a conhecer nova cria de zebra-da-planície



O Badoca Safari Park está a convidar os visitantes a conhecerem a mais recente cria do parque, uma pequena zebra-da-planície (Equus quagga) com apenas duas semanas de vida.

O público pode escolher o nome da cria, através do Instagram do parque. @gibao_visualz

Joana Rações, responsável pelo Departamento Animal, diz, citada em comunicado, que a cria, um macho, nasceu no dia 3 de julho, “durante a noite” e “após uma gestação de cerca de 11 meses”.

“Poucas horas depois do nascimento já se encontrava de pé a acompanhar a mãe, tal como aconteceria no habitat natural. Apesar de aparentemente as zebras se parecerem iguais, cada uma tem um padrão de riscas distinto, tal como uma impressão digital, e é deste modo que a cria identifica a progenitora no meio das tantas riscas pretas e brancas da restante manada”, avança a técnica.

O Badoca lançou uma votação na rede social Instagram para dar ao público a oportunidade de escolher o nome do jovem equídeo, a partir de três selecionados pelos tratadores: Baraka, Pori e Enkai.

Em nota, a entidade zoológica diz que esses três nomes têm significados muito variados. “Baraka, significa Bênção em Suaíli, Pori significa Selvagem/Natureza, no mesmo dialeto, e Enkai é o nome da Deusa Massai da fertilidade e da chuva”, explica.

A votação está a decorrer durante esta sexta-feira, dia 18 de julho, com o nome a ser anunciado assim que as “urnas” fecharem.

No próximo dia 26 de julho assinala-se o Dia Mundial dos Avós, uma ocasião que a entidade zoológica considera ser a ideal para, em família, conhecer a nova cria.

“Vista o fato de explorador, passe pelo nosso espaço de Enriquecimento Ambiental localizado na Praça Central do Badoca e dê largas à imaginação, ajudando os tratadores na preparação de alguns itens de enriquecimento que serão posteriormente entregues às diferentes espécies”, é o desafio feito pelo Badoca Safari Park.

A entidade refere, em nota, que o enriquecimento ambiental é “um conjunto de técnicas adaptado às características dos animais, que procura promover os seus comportamentos naturais”. Quando realizado nestes moldes, continua, “permite ainda que os visitantes conheçam melhor as necessidades e características diferentes espécies e as observem em comportamentos de caça e procura pelo alimento”.

Nativa do continente africano, a zebra-da-planície ocorre atualmente, sobretudo, na região sudeste, em países como a Tanzânia, a Zâmbia, o Quénia, o norte da Namíbia, partes do Botswana, no sudoeste da Etiópia e no nordeste da África do Sul.

Classificada como “Quase Ameaçada” na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza, a espécie apresenta uma tendência populacional em declínio, fruto especialmente da caça pela sua carne e pela sua pele.

Por isso, o Badoca Safari Park diz que “nascimentos como este trazem esperança na conservação da espécie”.






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...