A Operação Tampinhas chegou ao fim com a entrega dos últimos equipamentos relativos à sua 20.ª fase, encerrando com chave de ouro uma iniciativa que, entre 2006 e 2024, mobilizou milhares de cidadãos e entidades em prol da responsabilidade social e da sustentabilidade ambiental, foi divulgado em comunicado.
Segundo a mesma fonte, neste período, a Operação Tampinhas conseguiu resultados notáveis:
- Mais de 1.000 toneladas de tampas de plástico recolhidas e encaminhadas para reciclagem
- 668.254,00€ investidos na aquisição de equipamentos ortopédicos e similares
- Mais de 2.000 equipamentos entregues
- 745 entidades beneficiadas
Este projeto, promovido pela LIPOR e pelos seus Municípios Associados, nasceu com o objetivo de sensibilizar a população para a importância da reciclagem e, simultaneamente, apoiar causas sociais através da entrega de equipamentos fundamentais para a melhoria da qualidade de vida de muitas pessoas.
A entrega dos equipamentos da 20.ª fase marca o encerramento de um ciclo que deixa um legado de solidariedade, cooperação e compromisso com a comunidade e o ambiente. A nova legislação, que obriga a que as tampas permaneçam unidas às embalagens, veio alterar significativamente o modelo da iniciativa, levando à sua conclusão tal como era anteriormente desenvolvida.
A LIPOR agradece a todas as pessoas, instituições e parceiros que fizeram parte desta caminhada. A Operação Tampinhas foi, acima de tudo, um exemplo de como a união de esforços pode gerar impacto real e positivo.
Mas o nosso compromisso com a Responsabilidade Social continua! Em breve, novas iniciativas e projetos serão apresentados, mantendo viva a missão de construir comunidades mais justas, solidárias e sustentáveis.









