Imagens revelam vida marinha próspera e crescimento em recife artificial no Dubai
O projeto “Dubai Reef” está a registar progressos significativos no reforço dos ecossistemas marinhos nas águas do Dubai, nos Emirados Árabes Unidos (EAU), dizem as organizações envolvidas.
Construído de raiz e considerado um dos maiores do mundo, este recife artificial está a dar frutos. Em comunicado, o departamento de Economia e Turismo do Dubai (DET), uma das entidades participante no projeto, revela que “novas imagens subaquáticas captadas no local de prova de conceito da iniciativa mostram um ambiente marinho em plena prosperidade, com abundantes populações de peixes e habitats a desenvolverem-se em torno dos módulos do recife”.
DUBAI REEF, a pioneering purpose-built reef development and one of the largest in the world, demonstrates significant progress in enhancing marine ecosystems within Dubai’s waters, with abundant fish populations and habitats developing around the reef modules. pic.twitter.com/1dANDnhz00
— Dubai Media Office (@DXBMediaOffice) July 28, 2025
A mesma fonte relata que estudos realizados no local indicam um “aumento substancial” das populações de peixes de 15 espécies nativas, incluindo pargos, garoupas e barracudas. Dados preliminares sugerem um potencial aumento de 10% na biodiversidade marinha, acompanhado por um crescimento de oito vezes na biomassa de peixes, que o DET diz serem “indicadores claros do impacto positivo da iniciativa no ecossistema local”.
O primeiro pilar do “Dubai Reef”, o Restauro de Habitats Marinhos, prevê a construção e instalação de 20 mil módulos em 600 quilómetros quadrados das águas do emirado até 2027, criando condições ideais para que os ecossistemas marinhos prosperem nos próximos anos.
Desde o seu lançamento, em 2024, já foi fabricado 39% do total de módulos do recife, com 3.660 já instalados. A iniciativa inclui ainda dois pilares adicionais — Reabilitação da Vida Marinha e Investigação para a Conservação Marinha —, cada um contribuindo para a visão mais ampla de conservação e sustentabilidade marinha.
Uma iniciativa de sustentabilidade do programa Dubai Can, o “Dubai Reef” foi lançado sob a orientação do Xeque Hamdan bin Mohammed bin Rashid Al Maktoum, Vice-Primeiro-Ministro e Ministro da Defesa dos EAU, e Presidente do Conselho Executivo do Dubai.
O projeto é impulsionado por uma colaboração estratégica entre entidades públicas e privadas, incluindo o Departamento de Economia e Turismo do Dubai (DET); a Autoridade do Ambiente e Alterações Climáticas do Dubai (DECCA); a DP World; as Câmaras de Comércio do Dubai; a Nakheel, membro da Dubai Holding Real Estate; a Corporação de Portos, Alfândegas e Zonas Francas (PCFC); e a Emirates.