Cientistas identificam cinco novas espécies de coral “escondidas à vista de todos”
Uma equipa internacional de cientistas diz ter identificado cinco novas espécies de corais que estavam “escondidas à vista de todos”.
Através da análise do material genético e da forma de esqueletos de coral recentemente recolhidos e comparando-os com espécimes históricos com várias décadas ou séculos de mais de 20 museus em todo o mundo, os investigadores fazem aumentar as espécies até agora reconhecidas de corais do género Acropora.
Em comunicado, a equipa, que revelou as descobertas num artigo publicado na revista ‘Invertebrate Systematics’, explica que as espécies desse grupo são das mais relevantes e amplamente difundidas dos recifes que se encontram na região do Indo-Pacífico, incluindo a famosa Grande Barreira de Coral da Austrália.
As novas espécies são a A. harriottae, do sudeste australiano, a A. tersa, do leste da Austrália e do Pacífico ocidental, a A. nyinggulu, encontrada no leste do Oceano Índico, no Arquipélago Malaio e no sul do Japão, a A. uogi, do Pacífico ocidental, e a A. kalindae, identificada no nordeste australiano.
Com base nos resultados obtidos, os cientistas dizem que a “riqueza de espécies” do género Acropora “é muito maior do que se assume atualmente”, devido, por exemplo, ao agrupamento pouco preciso de espécies tendo por base semelhanças morfológicas (de aparência).
Assim, argumentam que, dado o papel central que esses corais têm nos recifes do Indo-Pacífico, “as nossas descobertas têm implicações significativas para a conservação e a gestão dos recifes”, incluindo ações de restauro. E apontam, no artigo, como exemplo a A. harriottae que “está restrita a uma pequena região geográfica no sudeste da Austrália e enfrenta, por isso, um risco comparativamente maior de extinção”.