Muitos australianos ainda não lavam sempre as mãos depois de ir à casa de banho



À medida que se aproxima o Dia Mundial da Lavagem das Mãos, assinalado a 15 de outubro de 2025, o Food Safety Information Council (Conselho de Informação sobre Segurança Alimentar) divulgou os resultados do seu mais recente inquérito aos consumidores sobre hábitos de higiene.

Lydia Buchtmann, diretora executiva do Conselho, explica que todos os anos é feita uma avaliação sobre os hábitos de lavagem das mãos dos australianos, sobretudo depois de irem à casa de banho e antes de manusearem alimentos. Este ano, no entanto, as perguntas foram mais específicas — e os resultados são tão curiosos quanto preocupantes.

“Perguntámos se os inquiridos lavavam sempre as mãos depois de urinar ou de defecar, e os dados revelaram alguns comportamentos alarmantes”, afirma Lydia Buchtmann, citada em comunicado.

Segundo o inquérito, 28% dos homens e 18% das mulheres admitiram que nem sempre lavam as mãos depois de urinar. Mais grave ainda, 13% dos homens e 11% das mulheres confessaram que não lavam sempre as mãos depois de evacuar.

“É fundamental lavar as mãos após usar a casa de banho, especialmente porque os sanitários e casas de banho são locais onde as bactérias nocivas se acumulam facilmente”, alertou a responsável. “As fezes podem conter bactérias, vírus e até parasitas que se propagam rapidamente se não houver cuidados básicos de higiene.”

O problema torna-se ainda mais preocupante quando se sabe que 43% dos homens e 49% das mulheres também disseram que não lavam sempre as mãos antes de preparar alimentos.

As recomendações essenciais

O Conselho de Informação sobre Segurança Alimentar reforça que lavar bem as mãos com água e sabão — e secá-las corretamente — é uma das formas mais simples e eficazes de evitar a propagação de doenças.

As mãos devem ser lavadas:

  • antes de preparar, manusear ou consumir alimentos;

  • depois de tocar em carne crua, peixe, marisco, ovos ou aves;

  • após utilizar a casa de banho, mudar fraldas ou ajudar alguém com a sua higiene;

  • depois de assoar o nariz;

  • após tocar em animais, limpar urina, fezes ou vómito de animais, ou tratar de caixas de areia;

  • após trabalhos de jardinagem.

A pensar no público, o Conselho disponibiliza um pacote educativo sobre a lavagem correta das mãos, que inclui um vídeo informativo e cartazes. Todo o material pode ser descarregado gratuitamente no site oficial.

“Recomendamos que vejam o vídeo e coloquem os cartazes em locais visíveis — seja em casa, no local de trabalho ou nas escolas”, conclui Lydia Buchtmann.






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...