ODSlocal melhora plataforma e cria prémio ambiental com apoio da fundação “la caixa” e BPI



A Plataforma ODSlocal, iniciativa de mobilização para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Agenda 2030 das Nações Unidas, apresenta as principais novidades na edição deste ano que reforçam o seu compromisso com a sustentabilidade, a inovação e a educação ambiental.

A Plataforma ODSlocal é uma iniciativa pioneira a nível mundial, apoiada pela Fundação “la Caixa”, em colaboração com o BPI. Desde o seu lançamento, em 2020, já foram mobilizados 138 municípios de todo o país e mapeados mais de 1.903 projetos locais desenvolvidos por vários tipos de entidades e 5.270 boas práticas desenvolvidas pelas autarquias, o que demostra o compromisso em colocar as várias dimensões da sustentabilidade no centro das suas políticas e da sua ação diária, para cumprirem os 17 ODS propostos pela ONU, foi divulgado em comunicado.

Segundo a mesma fonte, na edição de 2025, os Prémios ODSlocal dedicados a Projetos Locais em prol da sustentabilidade destacam a importância da Educação Ambiental e criam uma nova categoria, em parceria com a ASPEA – Associação Portuguesa de Educação Ambiental e a ABAAE – Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação.

O Prémio de Projetos Locais de Educação Ambiental visa reconhecer projetos educativos de Educação Ambiental que sejam inspiradores e que estejam mapeados no Portal ODSlocal, bem como sejam desenvolvidos por instituições educativas que envolvem crianças e jovens até ao 12º ano.

Outra das novidades na edição deste ano é o lançamento de novos indicadores de monitorização baseados em Sistemas de Observação da Terra na Plataforma ODSlocal, uma inovação abordada no relatório técnico “Observação da Terra para os ODS”.

Estes indicadores – que abrangem áreas como qualidade do ar, ocupação do solo, ecossistemas aquáticos e vegetação – permitirão uma observação mais rigorosa e contínua das dinâmicas ambientais nos municípios e regiões de Portugal. A implementação destes indicadores ampliará de forma significativa a análise do progresso em relação aos ODS, reforçando o papel da Plataforma ODSlocal na tomada de decisão, na investigação e na participação dos cidadãos.






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...