Câmara de Lisboa pode alargar proibição da circulação de carros no centro da cidade



A Câmara Municipal de Lisboa poderá alargar a proibição de os carros anteriores ao ano 2000 circularem no centro da cidade a todos os veículos automóveis, de acordo com o Menos Um Carro.

Segundo o vereador da Mobilidade da Câmara de Lisboa, Fernando Nunes da Silva, tudo está dependente da evolução da poluição na Avenida da Liberdade e Baixa da cidade. “O número de veículos afectados pela medida original ainda está a ser apurado, mas o vereador da mobilidade da Câmara de Lisboa já avisou que a solução para a diminuição da poluição [poderá ter] de passar pela redução global do tráfego na zona central da cidade”, explica o Menos Um Carro.

De acordo com Nunes da Silva, tudo dependerá dos carros afectados pelas restrições de circulação: se forem poucos serão procuradas outras soluções para diminuir a concentração de poluentes para níveis legais. “Terá de ser feita uma redução global do tráfego e não apenas nos veículos mais poluentes”, continuou.

Lisboa continua a não cumprir a Lei da Qualidade do Ar, apesar das alterações de trânsito. Portugal foi, de resto, o único país da Europa a ser condenado pelo Tribunal de Justiça Europeu por esta razão.

Com 380 mil carros a entrar todos os dias na cidade, apenas 125 a 140 mil são de residentes. “É legítimo que sejam os lisboetas a sofrer as consequências nefastas?”, questiona o vereador.

Recorde-se que recentemente a autarquia de Lisboa anunciou que vai instalar um sistema de leitura de matrículas para detectar os veículos antigos que circulem no centro da cidade, nas zonas de emissões reduzidas (ZER). O objectivo da medida é garantir que os automobilistas são mesmo multados, o que não tem acontecido.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...