Grupo Royal Terberg investe mais de 4 milhões de euros em novas instalações e lança hub de inovação e formação em Portugal
O grupo holandês Terberg, um dos principais fabricantes mundiais de equipamentos para recolha de resíduos e limpeza urbana, através da sua participada Terberg Resitul, inaugura no próximo dia 19 de novembro as suas novas instalações em Mafra. Um investimento superior a 4 milhões de euros que inclui a criação de um hub de inovação tecnológica e formação, foi divulgado em comunicado.
Segundo a mesma fonte, o novo espaço, que passa a acolher a sede e as operações da Terberg em Portugal, foi concebido para aproximar a componente técnica da vertente formativa e experimental, integrando uma área de showroom destinada à demonstração de equipamentos e soluções, o “Terberg Resitul Lab”, um laboratório de formação e experimentação aplicada orientado para a apresentação e teste de tecnologias mais sustentáveis e efi cientes no domínio da limpeza urbana e gestão de resíduos.
“Este novo espaço foi pensado como um centro de partilha de conhecimento e desenvolvimento técnico. Permite-nos testar equipamentos, formar equipas e trabalhar com os territórios num ambiente real de experimentação, o que é essencial para acelerar a modernização dos sistemas de recolha de resíduos e limpeza urbana em Portugal”, sublinha Sónia Santos, CEO da Terberg Resitul.
Com uma área total aproximada de 3 800 m² (composta por 2 900 m² de área coberta e cerca de 900 m² de área exterior), o novo edifício reúne zonas administrativas, áreas técnicas e espaços de demonstração, concebidos segundo os mais elevados critérios de eficiência energética e sustentabilidade ambiental.
A inauguração oficial está agendada para o dia 19 de novembro, às 11h00, nas novas instalações da empresa, na Venda do Pinheiro, em Mafra, e contará com a presença de colaboradores, parceiros, clientes e representantes institucionais. O programa inclui a apresentação de novos equipamentos e tecnologias, seguida de almoço e sessão comemorativa do 20.º aniversário da Terberg Resitul.
Com esta nova infraestrutura, o Grupo Royal Terberg “reforça a sua posição estratégica no mercado português, consolidando a Terberg Resitul como plataforma de inovação e centro de formação técnica no domínio da limpeza urbana e gestão de equipamentos ambientais”, refere a nota.
A tecnologia da empresa está hoje presente em todo o território nacional, com operações ativas em cidades como Porto, Gaia, Coimbra, Lisboa, Cascais, Seixal, Santiago do Cacém, Serpa, Albufeira, Portimão, Tavira e Lagoa, entre outras.
Com representação em mais de 40 países, o Grupo Royal Terberg “é uma das marcas mais relevantes” da indústria mundial de resíduos e encara Portugal como um “ponto estratégico da sua operação, apostando numa abordagem tecnológica, descentralizada e ajustada ao território”, conclui o comunicado.