Portugal tem os carros novos mais sustentáveis da Europa



Portugal tem a frota de novos veículos ligeiros mais eficiente e limpos da Europa, de acordo com um estudo publicado pela Federação Europeia dos Transportes e Ambiente (T&E). Em 2011, os novos veículos ligeiros de passageiros em Portugal emitiram uma média de 122,8gCO2/Km, menos que os 124,5gCO2/Km de Malta e 125gCO2/Km da Dinamarca.

Segundo a Quercus, que faz parte da T&E, existem vários factores que justificam este desempenho positivo de Portugal: a frota média é dominada por veículos de dimensões mais reduzidas (e menos poluentes) do que a média dos países da UE, e a carga fiscal beneficia os veículos menos poluentes, com a componente de emissões de CO2a ser ponderada em 60% no Imposto sobre os Veículos (IA) e no Imposto Único de Circulação (IUC).

A crise económica que o país atravessa terá também resultado no decréscimo das vendas de novos veículos ligeiros, destacando as vendas dos mais eficientes.

Recorde como Portugal foi considerado o terceiro país, entre 58 de todo o mundo, com o melhor desempenho ambiental.

O estudo sustenta também que os fabricantes de automóveis europeus estão a ter um melhor desempenho do que a maioria dos seus concorrentes asiáticos, de modo a atingir a meta de redução das emissões para os novos veículos ligeiros de passageiros de 95 gCO2/km em 2020, definida pela legislação europeia.

Na corrida para atingir esta meta, todos os fabricantes europeus (exceto a Daimler AG) estão entre os primeiros nove lugares com bom desempenho, enquanto cinco dos últimos seis fabricantes automóveis com pior desempenho são asiáticos.

Este estudo da T&E é publicado anualmente desde 2006 e avalia o progresso dos fabricantes automóveis europeus no esforço de redução das emissões de C02dos novos veículos ligeiros de passageiros por forma a atingir a meta para 2015 (130gC02/km).

Em 2012, e pela primeira vez, o estudo aborda também o progresso dos fabricantes para atingir a meta para 2020 (95gC02/km), e atesta que é mais fácil cumprir as metas europeias de redução das emissões do que a indústria europeia tem vindo a invocar, desde que a legislação europeia entrou em vigor (2009).

De um modo geral, e considerando o ano de 2011, a indústria automóvel conseguiu reduzir os consumos de combustível e as emissões de CO2em 3,3%. Isto significa que, quatro anos antes da data prevista, a meta de 130 gC02/km para 2015 está apenas a 4% de distância. Entre as principais marcas automóveis, a Fiat, a Toyota e a Peugeot-Citroën já atingiram, em 2012, a meta de emissões para 2015.

Nos últimos quatro anos, as emissões de C02dos novos automóveis foram reduzidas a uma taxa anual de 4%. Com base na evolução tecnológica, o estudo estima que os fabricantes europeus de automóveis precisam de melhorar a eficiência dos veículos (e reduzir emissões de C02), a uma taxa anual de apenas 3,8% para atingir a meta de 95 gC02/km em 2020.

O estudo da T&E constata ainda que os fabricantes de automóveis estão a reduzir os consumos de combustível e emissões de C02dos veículos, não só através de melhorias tecnológicas introduzidas nos motores automóveis, mas também pela manipulação e sobrevalorização dos resultados dos testes que os comprovam, pelo que a diferença entre os valores oficiais e os valores reais tem vindo a aumentar.





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