Filhoses, rabanadas e sonhos: Apenas 10% dos óleos alimentares usados são reciclados



Somente um décimo dos óleos alimentares produzidos em Portugal são devidamente recolhidos e encaminhados, sendo que a maioria acaba na rede de esgotos e a afetar negativamente o ambiente.

De acordo com a Prio, a maior lacuna está no setor doméstico. Em comunicado, refere que na época festiva há um aumento do consumo de óleos alimentares, especialmente para a confeção dos doces tradicionais.

A empresa estima que um litro de óleo alimentar usado pode contaminar até um milhão de litros de água, “o que torna essencial dinamizar a correta recolha e reciclagem”. Além disso, diz que mil litros de óleo usado podem produzir perto de 950 litros de biodiesel, que descreve como “um combustível mais limpo que contribui para uma mobilidade sustentável”.

Para reciclar óleos alimentares usados, a Prio recomenda que, após a utilização, o óleo seja deixado a arrefecer e colocado numa garrafa de plástico bem fechada, preferencialmente reutilizada. Essa garrafa deve depois ser entregue num oleão ou noutro ponto de recolha apropriado, garantindo o correto encaminhamento para valorização.

Referindo que conta com a maior rede nacional de pontos de recolha de óleos alimentares usados, com mais de 1.380 oleões de norte a sul do país, a empresa defende que “é essencial adotar comportamentos responsáveis, como reciclar os óleos alimentares usados” e lembra que “cada gesto contribui para um futuro mais sustentável”.






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...