“Sob Mares Frágeis”: Exposição no Museu de História Natural do Porto revela a fragilidade da vida sob as ondas

A exposição “Sob Mares Frágeis” reúne 25 fotografias em grande escala captadas nas profundezas submarinas por Pedro Camanho, professor e investigador da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Redação

A exposição “Sob Mares Frágeis” reúne 25 fotografias em grande escala captadas nas profundezas submarinas por Pedro Camanho, professor e investigador da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

As imagens, que estão em exposição na Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto entre 14 de janeiro e 29 de março, levam os espectadores aos oceanos Pacífico, Atlântico, Índico e Indo-Pacífico, mostrando tesouros muitas vezes invisíveis da biodiversidade que pulula nos mundos marinhos.

Onésimo Teotónio Almeida, escritor, filósofo e professor universitário, descreve Pedro Camanho como um mergulhador “de câmara na mão”, impulsionado por “uma obsessão na cabeça coberta de máscara submarina”.

Num texto publicado na página online da Universidade do Porto, o académico diz que o foco do trabalho fotográfico é “a vida debaixo da superfície do mar, o que ela foi e ao que está condenada a ser se não nos acautelarmos”.

Além de mostrar a beleza das profundezas marinhas, que se furta aos olhos de muitos, “Sob Mares Frágeis” pretende também alertar para a degradação dos oceanos e dos ecossistemas marinhos, bem como para o risco de desaparecimento das espécies que neles vivem se não forem tomadas medidas concretas e acertadas para proteger essas formas de vida que estão longe da vista e, por isso, muitas vezes longe do coração.

“Não nos restam desculpas para nos mantermos insensivelmente passivos. É urgente salvarmos o mar se queremos salvar a terra”, sublinha Onésimo Teotónio Almeida no prefácio do livro, lançado em 2024, que resume esta aventura fotográfica pelos mares, e que assume o mesmo título da exposição.

Pedro Camanho, o autor de “Sob Mares Frágeis”, é Professor Catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Investigador Integrado no Laboratório Associado em Energia, Transportes e Aeroespacial (LAETA) e ainda Investigador Colaborador no Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO).

Doutorado em Engenharia Aeronáutica pelo Imperial College London, foi também Investigador Convidado na NASA – Langley Research Center e Professor Visitante nas Universidades de Brown, Cambridge e ENS-Cachan.

Partilhe este artigo


Nova Edição

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.